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Aquaponia como Ferramenta Didática em Pequenos Espaços.
Andreia da Silva Cezimbra, Andressa Comiotto

Última alteração: 27-02-2025

Resumo


Aquaponia como ferramenta didática em pequenos espaçosAndreia da Silva Cezimbra1; Andressa Comiotto1*; Maria Salete Rochak1Alexandre Gomes Ribeiro1; Luís Fernando da Silva11Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS, Brasil.O sistema de aquaponia contempla os princípios agroecológicos, por meio daprodução das proteínas animal e vegetal e é uma técnica de produção dealimentos que une a aquicultura e a hidroponia. Esta nova forma de produçãode alimentos cada vez mais tem merecido destaque pois apresenta uma sériede vantagens, onde se destaca o fato de não gerar desperdícios, uma vez queos resíduos dos peixes são convertidos em nutrientes para o crescimento dasplantas e estas filtram a água para os peixes. Assim a aquaponia apresenta-secomo uma alternativa viável aos métodos mais tradicionais, apresentando umasérie de vantagens tanto ao nível de qualidade dos produtos obtidos, bemcomo da economia dos recursos que utiliza. No entanto, requer conhecimentospara que funcione plenamente, onde o sucesso da sua aplicação exige acompreensão dos elementos biológicos envolvidos no sistema. Por ser demanejo sustentável, o sistema ocupa pequenos espaços, contudo oinvestimento inicial é elevado, sendo este o principal inconveniente. O objetivodeste trabalho é apresentar um modelo didático de aquaponia com customédio de Instalação, que pode ser utilizado em pequenos espaços e até ser transportado para outros ambientes, salas de aula, feiras como a MostraTécnica, como uma ferramenta pedagógica de compreensão da aquaponia. Omodelo consiste na utilização de uma caixa plástica transparente de 130 L (R$250,00) onde os peixes são mantidos em circulação, vivem, se alimentam epodem ser observados. Os peixes fornecem matéria orgânica dissolvida naágua, proveniente das excretas, esta é decomposta pelas bactérias que liberamsais minerais e nutrientes simples, e é retirada pelas raízes das plantas, eentão a água retorna aos tanques de cultivo de peixes, reiniciando arecirculação. Para a circulação e oxigenação é necessária uma bomba deaquário submersa de 20 W (R$64,00). Os vegetais são cultivados numa bandejaplástica (R$15,00) com argila expandida de 20 kg de (R$50,00). As conexõesnecessárias para interligar os sistemas são canos de PVC de 25 mm a 1,5 m(R$17,90), cotovelo de 25 mm (R$8,95) e T-conexão de 25 mm (R$8,45). Podeser utilizado qualquer tipo de peixe e o custo mensal de ração varia conformeconsumo do peixe. O custo médio total de montagem deste modelo didático éestimado em R$414,39 e pode ser utilizado como ferramenta de divulgação daaquaponia e se apresenta como alternativa para a produção de alimentos demaneira menos impactante ao meio ambiente, por suas características desustentabilidade.Palavras-chave: hidroponia; aquicultura; sustentabilidade; educação; alimentação.Trabalho executado com recursos do Edital nº 30/2023 – Auxílio Institucional àExtensão 2024.

Palavras-chave


Aquaponia como Ferramenta Didática em Pequenos Espaços

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