Tamanho da fonte:
Conectar IFRS - podcast de divulgação científica do Campus Restinga
Última alteração: 18-12-2024
Resumo
O presente projeto desenvolve um podcast focado em temas relevantes para a vida acadêmica do IFRS Campus Restinga, além de promover oficinas sobre podcasts com o intuito de estimular estudantes a produzirem seus próprios conteúdos. O objetivo principal é contribuir com a divulgação da produção acadêmica, científica e intelectual do campus, ao mesmo tempo que oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender sobre a criação e utilização de podcasts como ferramentas de comunicação e expressão. A metodologia do projeto consiste na realização de reuniões periódicas entre os(as) participantes, nas quais se discutem as pautas dos episódios e a organização das oficinas. Para a gravação e edição dos episódios, diversos temas são estudados, como as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), leitura e interpretação crítica destes novos instrumentos de comunicação em redes, trabalho com softwares de gravação e edição e, principalmente, os assuntos sobre os quais serão tratados nos episódios. Após a gravação, que é realizada online, a edição é feita pela bolsista do projeto com a utilização do Audacity, software livre de edição de áudios. O podcast é disponibilizado nas plataformas Spotify e Youtube, e a divulgação é realizada nas redes sociais do Campus Restinga. Como resultados, apontamos a realização de oito episódios que trataram de temáticas como educação antirracista, greve na educação pública, divulgação do processo seletivo do IFRS, enchentes no RS, crise ambiental, educação inclusiva, entre outros. Em alguns episódios, também contamos com entrevistados. Também foram realizadas duas atividades sobre como criar podcasts, ambas abertas à comunidade, uma das quais está em formato de vídeo disponível no canal do Youtube do Campus Restinga. O projeto também já resultou na produção do ensaio Produção de podcasts de divulgação científica e a discussão da crise ambiental durante as enchentes no Rio Grande do Sul (Brasil), apresentado pela bolsista na I Jornada Trinacional de Educación Superior, organizada pelas Universidad de la República Uruguay e Universidad Autónoma de Entre Ríos (Argentina). Por fim, consideramos que o projeto tem contribuído para popularizar o podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem. O podcast é uma mídia de fácil produção e acesso, tornando sua inserção nas atividades acadêmicas algo muito adequado para o desenvolvimento dos estudos e para a inclusão digital dos estudantes, que, ao ouvir ou até produzirem seus próprios podcasts, acabam por desenvolver e mobilizar uma série de conhecimentos multidisciplinares, o que se articula com a educação integral buscada pelos Institutos Federais, na qual conhecimentos técnicos, científicos e culturais são vistos de forma indissociáveis no processo de formação humana para a cidadania e atuação no mundo do trabalho.
Palavras-chave
Podcast;Divulgação cientifica;Restinga;
Texto completo:
PDF