Tamanho da fonte:
Ampliando fronteiras: divulgação e conexão - O Curso Técnico em Fabricação Mecânica nas redes sociais
Última alteração: 27-02-2025
Resumo
No cenário atual, o uso das ferramentas de comunicação tem se tornado cada vez mais relevantes, uma vez que auxiliam na divulgação de informações e conhecimento. Haja vista a necessidade do aumento da visibilidade do Curso Técnico em Fabricação Mecânica, este projeto surge com o objetivo de ampliar e impulsionar a visibilidade do curso através da criação e gerenciamento de perfis nas redes sociais. A importância do projeto está atrelada às adaptações de estratégias de comunicação, levando em conta que, atualmente, as redes sociais desempenham um papel crucial no compartilhamento e disseminação de cultura, conhecimento e informação. A produção desses conteúdos gera um engajamento da comunidade acadêmica e troca de informações, além de fortalecer não apenas a comunidade interna, mas também a comunidade externa que promove a conexão entre os atuais alunos e os futuros interessados no curso. Além disso, o aumento da visibilidade dos projetos atrai atenção para a qualidade do ensino oferecido pelo IFRS - Campus Rio Grande, demonstrando o impacto positivo das atividades técnicas desenvolvidas. Essa visibilidade, por sua vez, através da divulgação de informações como projetos, artigos, trabalhos acadêmicos e demais produções vinculadas à Fabricação Mecânica, gera novas oportunidades aos estudantes, como as parcerias com empresas, interesse de futuros estudantes e além disso, proporciona o reconhecimento e relevância do curso no âmbito educacional e industrial. Dessa forma, o projeto fortalece a imagem do IFRS como referência no ensino técnico, ao mesmo tempo que capacita os alunos para interagir com o mundo profissional, desenvolvendo suas habilidades de comunicação, apresentações e o uso de redes sociais. As redes sociais conectam não apenas pessoas, mas ideias e oportunidades. Para a produção e divulgação desses conteúdos, utilizamos o Instagram como ferramenta central de postagens. O planejamento, organização e a identidade visual de novas postagens são realizados pelas bolsistas do projeto e avaliados por uma gestão ativa, pensado e programado de acordo com um calendário previamente estabelecido, incluindo datas e horas definidas para maximizar o alcance. As avaliações prévias demonstram resultados positivos, dando ênfase a comunidade ativa, com alta taxa de engajamento através de curtidas, comentários e compartilhamentos. Além disso, o projeto também é utilizado na promoção da responsabilidade social em diversas áreas, abordando questões como direitos humanos, igualdade, inclusão e acesso à educação, entre outros aspectos relevantes para o meio escolar. Por outro lado, as bolsistas envolvidas desenvolvem competências essenciais em ferramentas de edição e mídias sociais, adquirindo habilidades que vão desde a criação e produção de conteúdos por meio de plataformas online, até a análise do engajamento, aumentando significativamente sua preparação para o meio digital. Em suma, o uso do projeto impacta profundamente a transformação social do estudante, contribuindo para a criação de sociedades mais inclusivas.
Palavras-chave
Redes Sociais; Fabricação Mecânica; Divulgação.
Texto completo:
PDF