Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
De tempo integral à educação integral: as repercussões no currículo da área de linguagens nas séries finais do ensino fundamental
José Recktenwalt, Osmar Lottermann

Última alteração: 17-12-2024

Resumo


Este trabalho é um recorte do projeto de qualificação de mestrado vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Básica - IFRS Campus Farroupilha, na linha de Formação de Professores, Currículos e Práticas Pedagógicas na Educação Básica. Tem como temática o currículo na área de linguagens nas séries finais do ensino fundamental na escola de Tempo Integral no município de Carlos Barbosa-RS. Considerando os indicadores das avaliações externas na escola de tempo integral em que atuo, a minha relação com o componente curricular Arte e com a Educação Integral no Brasil, o interesse pela pesquisa na educação pública e no campo do currículo, construo esta pesquisa a partir da seguinte questão: Quais são as repercussões do currículo na área de linguagens nas séries finais do ensino fundamental na escola de Tempo Integral no município de Carlos Barbosa?O método de abordagem da pesquisa será o Método Dialético, buscando avaliar uma situação a partir do ponto de vista das condições que os determinam e assim, os explicam mediante um conjunto de processos. Diante dos estudos preliminares realizados até este momento, consideramos que ao falarmos de Educação Integral, existe uma longa trajetória que originou a política de fomento à Educação Integral em nosso país; quanto ao currículo, faz-se necessário e urgente um currículo específico, que seja voltado para o desenvolvimento integral do educando; e em relação a área de linguagens, através da entrevista semiestruturada, será possível compreender qual a repercussão deste currículo na área.



Palavras-chave


Educação integral; Currículo; Área de linguagens.

Texto completo: PDF