Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Treinando para competições de programação: uma abordagem lúdica para o ensino da programação
Maria Eduarda Fernandes da Rosa, Ricardo Luis dos Santos, André Marcelo Schneider, Roben Castagna Lunardi, Rafael Pereira Esteves

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


Um dos principais desafios ao ingressar em cursos da área de programaçãoé desenvolver a habilidade para abstrair um problema e criar uma soluçãoalgorítmica. Quando tal habilidade não é desenvolvida corretamente, opercurso educacional é comprometido, acarretando na reprovação e/ou nadesistência do aluno. Contrapondo a este cenário, o desenvolvimento doraciocínio lógico e da resolução de problemas melhora a compreensão eaumenta a probabilidade de aprovação nos componentes ligados àprogramação. Além disso, os estudantes mais motivados com aprogramação, habilitam-se a participar de competições de programação,o que lhes permite obter novas experiências e, também, criar uma rede decontatos com outros programadores. Através da programação competitiva, épossível desenvolver o raciocínio ágil para compreensão de problemas,permitindo criar soluções algorítmicas robustas para problemas clássicosda computação. Dessa forma, observa-se uma melhora na compreensão dasestruturas das linguagens de programação e, consequentemente, uma melhorano desempenho dos estudantes nos componentes ligados à programação. Com ointuito de atingir tais objetivos, foram realizadas diversas oficinas deprogramação competitiva com os alunos do IFRS Campus Restinga. Asoficinas, elaboradas pelos bolsistas, utilizaram a linguagem deprogramação Python, permitindo aos  estudantes revisar os conteúdosiniciais do curso, como também aprofundar os conhecimentos focando emcompetições de programação. De forma análoga, os bolsistas desenvolvemhabilidades que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico e naimplementação de novos programas, melhorando também a sua performance noscomponentes de programação. As oficinas abordam temas como sintaxe,estratégias para resolução de programas, otimização de código e odesenvolvimento de soluções para problemas recorrentes da programação.Em decorrência do período de greve e da enchente enfrentada no estado, arealização das oficinas foi postergada para o segundo semestre de 2024.Assim, durante dois meses, foram ofertadas oficinas semanais, com o objetivode rever e aprofundar os conhecimentos relacionados à programação.Durante as oficinas, utilizando de desafios de programação, os estudantesforam preparados para a participação em competições de programação.Durante 2024, o IFRS Campus Restinga sediou pela primeira vez as etapaslocal e estadual da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), sendo queaproximadamente 20 estudantes participaram. Além disso, durante o mês dedezembro está prevista a organização e realização do IFCode 2024Restinga, uma competição de programação que busca, através dagamificação da resolução de problemas computacionais, desenvolver aparceria, o companheirismo e o interesse pela programação nos alunos. Apartir da avaliação do desempenho dos participantes nas competições e naobservação dos alunos nos componentes curriculares de programação,constatamos uma melhora nas habilidades de resolução de problemas e nacapacidade de elaborar soluções para problemas computacionais. Atravésdas melhoras observadas, espera-se que os estudantes participantes tenham ummaior êxito nos componentes curriculares de programação.


Palavras-chave


Programação; Raciocínio lógico; Python.

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