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O Mercado de Trabalho do Curso de Tecnologia: uma Estrutura Social
STEPHANIE PAGLIARINI, Anelise D' Arisbo

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


O mercado de trabalho é tido como um espaço regido por regras de orientação e organização para os atores envolvidos nas trocas que nele ocorrem, incluídas as de ensino. Esse mercado recebe influências histórico-sociais e, com isso, oferece um olhar reflexivo sobre a sociedade. Assim, este estudo tem o objetivo de analisar a relação entre a formação tecnológica e o mercado de trabalho enquanto estrutura social, tendo o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e os egressos do curso de tecnologia em logística como atores em interação. Assume-se a perspectiva da sociologia econômica e, desta maneira, é adicionado olhar sobre nuances como a influência da imagem institucional da credencial adquirida pelo egresso, o status da instituição educacional, a constituição histórico-social dos atores, bem como da influência desta constituição para o entendimento da credencial no mercado, ou seja, para o valor atribuído à titulação oferecida pelo curso. Esta visão se torna relevante para aprofundar o conhecimento acerca dos atores envolvidos nas dinâmicas de mercado bem como sobre as ações que nele ocorrem, entendidas sob esta visão como ações econômicas socialmente situadas, que se diz daquelas que têm utilidade econômica mas que também sofrem influência de dimensões sociais tais como o status, os partidos políticos, as redes de relações sociais e os valores. Para consecução do objetivo, a partir da realização de uma revisão sistemática da literatura (etapa necessária para a pesquisa bibliográfica que resultou em pesquisa apresentada no Enanpad) e do resgate da linha teórica seguida, foi constituída uma representação da estrutura social do mercado de trabalho de forma a identificar os principais elementos que surgem da articulação entre seus atores. Seguindo esta linha, em uma abordagem quantitativa, foi elaborado um questionário que passou por validação com três (3) docentes da área e por seis (6) pré-testes com discentes do curso. Por intermédio de pesquisa documental junto à instituição obteve-se acesso aos dados dos egressos do curso, posteriormente refinados e em agosto do corrente ano deu-se início à coleta de dados, por e-mail com reforço em grupos e mensagens privadas de whatsapp e redes sociais. O instrumento de pesquisa foi enviado à todos os cento e oitenta e três (183) egressos do curso, obtendo um total de setenta (70) respostas, estando esta, em etapa de análise. Pretende-se expandir para uma segunda etapa qualitativa, para a aprofundamento das informações. Um recorte da pesquisa já foi enviado e aceito para a apresentação na mostra técnico-científica de Bento Gonçalves. Espera-se obter subsídios para analisar as relações entre o curso de tecnologia em logística do Campus Bento do IFRS e o mercado de trabalho e apresentar reflexões sobre as políticas públicas destinadas a trajetórias profissionais dos jovens no Brasil.


 



Palavras-chave


mercado de trabalho; formação; curso de tecnologia; sociologia econômica; egressos.

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