Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Aplicações práticas para preparação para a OBMEP
Lara Rocha, Guilherme Monteiro

Última alteração: 27-02-2025

Resumo


O presente trabalho faz parte do projeto OBMEP na Escola, uma iniciativa de extensão do IFRS - Campus Osório. O objetivo é apresentar uma análise da prática de exercícios voltados para a preparação à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Utilizamos a metodologia de resolução de problemas, que se mostra eficaz não apenas na preparação para provas desta modalidade, mas também no desenvolvimento de diversas outras habilidades matemáticas.

Ao analisar provas anteriores, observamos que as questões apresentam diferentes níveis de complexidade, tanto em termos de raciocínio lógico quanto de interpretação. Além disso, destaca-se que a maioria dos exercícios da OBMEP contém, em média, três ou quatro itens, com um aumento progressivo de dificuldade à medida que se avança. Com frequência, o resultado de um item é necessário para a resolução dos itens subsequentes, o que pode gerar uma dificuldade adicional: caso o aluno não consiga resolver um dos itens, seu desempenho nos demais é afetado.

Contudo, à medida que os alunos praticam com problemas de edições anteriores da olimpíada, eles se familiarizam com o formato e desenvolvem maior facilidade na resolução das questões, alcançando resultados cada vez mais satisfatórios. Os resultados recentes evidenciam o impacto positivo do projeto, uma vez que, nos últimos anos, conquistamos diversas medalhas na OBMEP, incluindo uma de ouro. Espera-se que os participantes do projeto continuem obtendo bons resultados em futuras competições e aprimorem sua capacidade de interpretação e raciocínio, habilidades que serão valiosas não apenas na matemática, mas também em outras áreas do conhecimento.


Palavras-chave


Extensão; Matemática; Aprendizagem.

Texto completo: PDF