Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Conexões Afetivas: intervenções sensíveis que inspiram o sentimento de pertencimento
Ágatha Silva Rangel, Camila Vessozi Silva

Última alteração: 18-12-2024

Resumo


A ação de ensino Conexões Afetivas, vinculada ao Programa Pertencer, do IFRS Campus Osório, constitui-se como um conjunto de intervenções cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de um ambiente escolar mais humano e afetivo. As práticas tiveram seu início no ano de 2022, com a intenção de aproximar os estudantes e a comunidade do campus, na retomada presencial pós-pandemia. Agora, dois anos depois, se fazem presentes com a intenção de ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade do campus. Em 2024, até o momento, foram desenvolvidas três atividades principais, a primeira, realizada no mês de março, mas realizada também desde 2022, cuja ideia consiste em esconder bilhetes afetuosos pelo campus para que, no encontro com os estudantes, tragam palavras de acolhimento e conduzam a buscar colegas e servidores para partilharem momentos e receberem mimos simbólicos da equipe. A segunda ação consistiu em uma dinâmica de Dia do Amigo, realizada em julho, na qual foram escolhidas frases sobre amizade para serem distribuídas com bombons. Assim, a pessoa que participava da atividade recebia um bombom como forma de agradecimento e entregava outro para um amigo especial. As entregas dos bombons e as reações das pessoas que os recebiam foram gravadas para uma produção audiovisual apresentada para os estudantes na volta às aulas, pós recesso de inverno. Por último, produziu-se uma atividade em referência ao Setembro Amarelo e, nesta dinâmica, realizada durante a Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do campus, foram colocados no gramado próximo ao ginásio das apresentações, balões amarelos com doces e mensagens de compreensão e acolhimento, para que estudantes, servidores e convidados da Mostra pudessem interagir e, ao mesmo tempo, fossem abraçados pela equipe do Programa Pertencer. Em se tratando dos resultados parciais, a ação dos envelopes de afetos, ao longo de suas 5 edições (semestrais), desde 2022, proporcionou 387 encontros, 44 em 2024. Já na atividade do Dia do Amigo, foram envolvidos, em sua primeira edição, 60 estudantes. E por último, na ação do Setembro Amarelo, também em sua primeira edição, foram ofertados 100 balões com doces e frases para a comunidade escolar. Nessas dinâmicas percebeu-se o envolvimento espontâneo da comunidade acadêmica, destacando assim a importância das relações humanas dirigidas pela afetividade, o que leva à integração e ao acolhimento dos estudantes. A partir da experiência do Conexões Afetivas e com base na celebração dos diferentes momentos vivenciados junto à comunidade, viu-se a potência dos processos orientados pela afetividade, reconhecendo-a também como um núcleo da educação situado na relação consigo e com o outro. Neste sentido, reitera-se o compromisso desta iniciativa com a humanização da educação e na transformação das vivências escolares a partir da sensibilidade.

Palavras-chave


Pertencimento; Afetividade; Comunidade Escolar

Texto completo: PDF