Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
English club: desenvolvendo habilidades linguísticas
Milena de Souza Sutel, Bibiana Cardoso da Silva, Analore Marques

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


Dada a facilidade de comunicação global que permite conexões instantâneas entre indivíduos no Brasil e no exterior, a proficiência em um idioma amplamente reconhecido, como o inglês, tornou-se essencial para a formação de cidadãos globais no contexto da educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, o projeto de ensino English Club, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rolante, surge como uma resposta à necessidade de um espaço dedicado à prática da conversação em inglês para alunos e servidores da instituição. A iniciativa do projeto se justifica, pois uma das principais dificuldades enfrentadas por quem aprende uma língua adicional é a prática da oralidade. Além disso, foi identificada uma lacuna no currículo dos cursos oferecidos, uma vez que a língua inglesa não é ofertada como componente curricular em todos os anos e/ou semestres. Desse modo, o projeto de ensino não se propõe a ensinar o idioma formalmente, mas sim a criar momentos agradáveis e educativos para os participantes, com atividades lúdicas que visam à prática oral. Nesse ambiente, espera-se que os participantes se sintam cada vez mais à vontade ao falar inglês e, a cada encontro, tornem-se mais confiantes e menos ansiosos em situações que exigem o uso do idioma. Para garantir a eficácia das reuniões, as bolsistas e orientadoras do English Club se reúnem mensalmente para definir as datas e os temas a serem abordados. Visando oferecer uma ampla participação, os encontros do clube acontecem três vezes por mês, de forma alternada: duas vezes presencialmente no Campus Rolante, durante os intervalos matutinos e vespertinos, e uma vez online, via Google Meet, no período noturno. Cada encontro propõe um tema específico para estimular uma maior interação entre os participantes. Além do clube de conversação, o projeto também mantém uma página ativa no Instagram, utilizada para compartilhar dicas relacionadas à língua inglesa e divulgar os encontros. As postagens abordam diversos tópicos, como vocabulário, estratégias de aprendizado para a aprimorar o idioma e também divulga oportunidades acadêmicas e profissionais relacionadas a língua inglesa. Apesar de estar em fase inicial, o English Club já apresenta resultados promissores, como o aumento na interação entre os participantes e o crescente interesse da comunidade externa ao IFRS.  Com o sucesso inicial do projeto identificou-se o interesse da comunidade do Campus Rolante por mais oportunidades de desenvolvimento linguístico e ressalta a importância da formação em inglês no Instituto Federal, especialmente para jovens que estão começando suas carreiras e se preparando para o mercado de trabalho, onde o repertório linguístico pode ser decisivo para acessar diversas oportunidades acadêmicas e profissionais.



Palavras-chave


Idioma; Oralidade; Língua Inglesa

Texto completo: PDF