Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A formação de professores através da alfabetização científica como possibilidade de inclusão social
Isabelli Camargo e Silva, Ivo Mai

Última alteração: 26-02-2025

Resumo


Este projeto de extensão vem sendo realizado por professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá e a cada ano é redirecionado conforme as demandas que surgem da comunidade regional, neste ano o projeto está sendo desenvolvido na cidade de Tapera/RS. A formação de professores para um ensino mais dinâmico e acolhedor nos componentes de matemática e de ciências da natureza tem se mostrado uma necessidade cada vez mais urgente,  e o principal objetivo deste projeto é propor condições para uma alfabetização científica inclusiva, fornecendo sugestões de atividades, materiais e recursos didáticos para auxiliar os professores nos planejamentos e dinamização  das aulas da natureza e dos professores participantes, de forma a despertar no aluno o espírito científico e crítico, levando-o a relacionar conceitos e saberes com o contexto social em que estão inseridos. As oficinas visam proporcionar a troca de saberes e a sugestão de novos métodos e estratégias de ensino, além da apresentação de diversos recursos didáticos que poderão ser utilizados em sala de aula. Os participantes têm a oportunidade de realizar experimentos e atividades práticas, com a utilização de recursos didáticos, vídeos, simulações e jogos que podem ser adaptados para diferentes níveis de ensino e utilizados para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Durante as oficinas também ocorrem discussões de projetos de pesquisa e são apresentados exemplos que podem ser desenvolvidos com os alunos, incentivando a investigação. Além disso, o projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades para a vida, como a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação e a criatividade,habilidades fundamentais para que os alunos possam se adaptar às mudanças e exigências da atual sociedade. O projeto de alfabetização científica desenvolvido em escolas públicas tem se mostrado uma iniciativa de grande importância para a melhoria da qualidade da educação, contribuindo com a formação pedagógica dos professores que ao se envolverem nas atividades e interagirem com os colegas e bolsistas vivenciam experiências que poderão ser levadas aos seus alunos, descobrindo os benefícios para o ensino da matemática e das ciências da natureza. Conclui-se que o projeto de alfabetização científica representa uma importante iniciativa para a melhoria da educação científica, ao promover o desenvolvimento de habilidades e contribuição para aulas e práticas pedagógicas mais interativas e dinâmicas, proporcionando maiores conhecimentos para todos os envolvidos.

Palavras-chave


Formação de Professores; Matemática; Ciências da natureza.

Texto completo: PDF