Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
MusiCampus: criando espaços para a prática e apreciação musical
Sofia Bresciani Weber, Vicente Rodrigues de Almeida

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


O projeto intitulado "MusiCampus: criando espaços para a prática e educação musical" teve início no ano de 2022, sendo o primeiro projeto musical desenvolvido no campus Vacaria. Em razão do contexto de retorno às atividades presenciais após o período pandêmico, a proposta inicial concentrou-se, predominantemente, na integração dos estudantes e servidores ao ambiente escolar. Esse período foi caracterizado por experiências que possibilitaram à organização do projeto viabilizar o planejamento e a adaptação às demandas previstas para os anos seguintes.

As orientações, tanto individuais quanto em grupo, no formato de apresentações e aulas, revelaram-se eficazes no contexto atual do projeto, constatando-se uma significativa participação dos membros nas atividades práticas e teóricas propostas. Parte desses participantes foi introduzida ao universo musical pela primeira vez por meio do projeto MusiCampus. Para viabilizar as atividades, são realizados encontros semanais às quartas e sextas-feiras, ao meio-dia, no auditório do campus. Os temas abordados são previamente definidos em reuniões entre a bolsista e o orientador, destacando-se os seguintes tópicos: Introdução ao estudo da voz; Introdução ao estudo de violão; Estudo de harmonia: formação de acordes; Estudo de solfejo em escalas maiores; e Estudos rítmicos. Ademais, o planejamento é conduzido de forma a atender às demandas emergentes durante os encontros, garantindo maior aproveitamento e adequada continuidade da progressão lógica dos conteúdos. Nas práticas são disponibilizados microfones, um piano elétrico, violões e flautas, com espaço para a inclusão de outros instrumentos, conforme os interesses e habilidades pessoais dos participantes.

Entre as atividades do projeto, destacam-se a apresentação de abertura da Mostra de Estágios, realizada em 21 de agosto de 2024, promovida pelo curso de Licenciatura em Pedagogia, com um repertório composto pelos temas "Garota de Ipanema", de Tom Jobim, e "Imagine", de John Lennon, interpretados cinco participantes do projeto. No dia 5 de setembro, doze participantes do projeto estiveram presentes no encerramento diurno do VIII Salão do Conhecimento do Campus Vacaria, apresentando as canções "Garota de Ipanema" (Tom Jobim), "Imagine" (John Lennon), "Vapor Barato" (Jards Macalé), "Eu que não amo você" (Engenheiros do Hawaii) e "Berimbau" (Vinicius de Moraes). Além disso, estão previstas manifestações musicais do projeto nos seguintes eventos: Abertura do V Encontro das Licenciaturas e Especialização do IFRS, Campus Vacaria, no dia 2 de outubro, e XI Mostra de Arte do IFRS, em dezembro de 2024.

Atualmente, com a expansão do projeto e a relevância conquistada no contexto acadêmico do campus Vacaria, os objetivos estão direcionados ao aumento da diversidade cultural dos estudantes por meio da educação musical, incentivando-os a desenvolver seu potencial criador e de auto expressão. Além disso, as atividades realizadas, como as apresentações em eventos acadêmicos, promovem a integração dos estudantes e enriquecem a cultura musical do campus.



Palavras-chave


Música; Educação Musical; Integração

Texto completo: PDF