Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Capacitação de gestores de empreendimentos da Serra Gaúcha com o Marketing Digital
Jéssica Confortin Panizzi, Luis Henrique Ramos Camfield, Benhur Dineck de Figueiredo Júnior, Francesco Tomazel Salvatori, Júlia Emanuely Silveira Calgaro, Clarissa Gracioli Camfield

Última alteração: 26-02-2025

Resumo


A crescente utilização do marketing digital como ferramenta de gestão e como diferencial competitivo para as empresas, tem sido uma estratégia para que elas consigam se manter neste mercado. Porém, hoje no Brasil, à medida que cada vez mais consumidores recorrem ao ambiente virtual online para obter produtos e serviços, algumas empresas, em especial as pequenas empresas, enfrentam dificuldades de inserção neste ambiente online. Alguns fatores como a falta de acesso a capacitações, o que gera uma pequena participação destes empreendimentos e, ainda, com isso restringem a capacidade de competirem com empresas de maior porte e explorarem o se potencial do marketing digital para a expansão de mercado. Neste contexto, o projeto de extensão “Empoderando gestores de pequenas empresas com o marketing digital” é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves, busca suprir essa lacuna, através de um programa de capacitação que promove o entendimento e o uso eficaz de ferramentas digitais, visando aumentar a visibilidade online, alcançar novos públicos e melhorar o desempenho das empresas participantes. O projeto tem como objetivo apoiar os gestores na criação de estratégias digitais personalizadas e sustentáveis adaptadas às realidades locais, atender as necessidades dos clientes e com isso permitir que eles possam fortalecer sua posição competitiva no mercado. A metodologia consistiu na análise das necessidades e dos objetivos específicos dos participantes, para possibilitar a personalização do conteúdo programado. Para tal, foram realizados encontros semanais, tanto presenciais no Campus Bento Gonçalves -RS quanto virtuais pelo Google Meet, nos quais foram abordados temas relevantes, tais como tipos de Marketing Digital, Tráfego Digital e Branding aplicado a marcas de sucesso, otimização para mecanismos de busca (SEO), uso estratégico das Redes Sociais, Publicidade Paga, técnicas de E-commerce, Storytelling, entre outros. Ao final de cada aula foi realizada a avaliação do progresso por meio de atividades práticas e troca de experiências entre os participantes, com destaque para casos de sucesso e ajustes em estratégias que não tenham atingido os resultados esperados. Os resultados do projeto foram verificados a partir das avaliações dos participantes realizadas pelo Google Forms. Entre os principais resultados, pode destacar que os participantes perceberam melhores estratégias para o aumento de visibilidade online, o que refletiu no maior alcance de novos clientes e, ainda perceberam melhorias nas taxas de conversão. O projeto vem demonstrando grande engajamento e interesse dos participantes, que enriquecem as discussões com debates e troca de conhecimentos práticos, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado e networking. Conclui-se, portanto, que o projeto tende a contribuir significativamente para a presença digital dessas empresas, promovendo seu crescimento e oferecendo um espaço dinâmico e prático de capacitação aos seus proprietários

Palavras-chave


redes sociais; Comércio eletrônico; Ensino; Mercado de trabalho

Texto completo: PDF