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Laboratório de educação matemática do Campus Restinga: Inovação e inclusão no ensino
Guilherme Quadros das Chagas, Diana Vega Marona, Laura da Silva Goulart, Clara Parussolo, Samuel Moraes Ribeiro Soares, Luis Felipe Kiesow de Macedo, Diego Romeira Cigaran Chaves

Última alteração: 26-02-2025

Resumo


O Laboratório de Educação e Matemática (LEM) do campus Restinga teve origem em 2018 com a finalidade de aprimorar o ensino para que os estudantes apresentassem maior empenho, eficiência e aprendizado. Nosso laboratório oferece diversas oportunidades tanto para os estudantes atuais quanto para aqueles que desejam ingressar no campus, destacando-se pela realização de oficinas de matemática em parceria com escolas da região e com disciplinas correlatas dos cursos de ensino médio, promovendo uma interação enriquecedora. Citamos também a realização de eventos nas dependências do campus (gincanas e maratonas), encontros para preparação de processos seletivos, monitorias, tutorias e o recreio lúdico, todos com um único objetivo: ofertar uma educação de qualidade! Nossa parceria com outros projetos internos de ensino e extensão envolvem a criação de jogos didáticos, adaptação de materiais para estudantes com necessidades específicas, uma plataforma de jogos online e o desenvolvimento também de uma plataforma eletrônica. Em muitas situações, o uso de tecnologias é nossa primeira resposta às demandas emergentes, proporcionando dinâmicas interativas de maneira leve, objetiva e eficiente. As parcerias com os projetos  Inovalab, Clube de Matemática, Este Campus é Seu e Criação de Materiais Inclusivos para o Ensino de Matemática, foram particularmente bem-sucedidas no Campus Restinga neste ano de 2024. No entanto, como intermediários da educação, nossa preocupação com o meio ambiente faz com que a criação de novos jogos didáticos utilizem materiais reciclados ou jogos não mais utilizados, transformando-os em novas metodologias de ensino. Nossos projetos eletrônicos também utilizam componentes recicláveis, como LEDs, botões e fios. O acesso a material didático de alta qualidade motiva os alunos e professores ao estudo desta ciência, que é uma ferramenta poderosa para entender as muitas facetas do mundo. Queremos despertar a curiosidade e o prazer por encontrar novas metodologias e dar suporte a todos os estudantes que nos procuram. Aqui cabe salientar o olhar delicado aos nossos estudantes PEI, a exemplo, deficientes visuais e autistas. A demanda das escolas da região é alta, e estamos comprometidos em fornecer atividades mais exigentes e estimulantes. A nova linha de materiais eletrônicos que estamos desenvolvendo mudará a forma como olhamos para temas relacionados à ciência e tecnologia, por exemplo, a mesa passa e repassa. O Laboratório de Educação Matemática do Campus Restinga atualmente é recomendado como um projeto de inovação e excelência que muda a forma de aprender conteúdos matemáticos. Ao fornecer educação pública, gratuita e de qualidade para todos, estamos ajudando a construir um futuro mais justo e equitativo! Nossos caminhos inspiraram estudantes, agentes e a sociedade em geral.

Palavras-chave


Impacto social; Inovação educacional; Inclusão.

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