Última alteração: 17-12-2024
Resumo
Este estudo trata da temática literária envolvendo a análise de obras selecionadas e distribuídas pelo PNLD Literário, na edição de 2022. Assim, o objetivo central é investigar as obras literárias inseridas nos acervos do PNLD Literário, em 2022, referente à Educação Infantil, reconhecendo as obras que pertencem ao gênero literário prescritivo e como elas são compostas. Nesse sentido, a pesquisa está estruturada na análise de cada uma das obras, salientando aspectos voltados para a literatura e também para a condição de obra prescritiva. O percurso metodológico é amparado em uma pesquisa qualitativa, uma vez que investiga como se dá a narrativa literária em sua composição literária, examinando os personagens, as situações, os cenários e outros elementos direcionados para a formação da criança da Educação Infantil. Além disso, para o desenvolvimento deste estudo, a abordagem quantitativa é pertinente, ao reconhecer o número de obras que são selecionadas em cada acervo, por conseguinte, mapeando aquelas que são categorizadas pelo PNLD como pertencentes ao gênero prescritivo. Como resultados parciais, observa-se que os acervos literários são compostos por inúmeros títulos diferentes, demonstrando uma variedade de opções de inserção da literatura no ambiente escolar, entretanto, a quantidade de obras entendidas como do gênero prescritivo são minoria, por isso, gerando mais interesse para a investigação da presente pesquisa. As considerações finais apontam que o programa governamental possui um grande investimento na compra de materiais literários para serem distribuídos para as escolas públicas brasileiras, possibilitando o acesso a diversas temáticas sociais e culturais por meio das obras literárias.