Última alteração: 17-12-2024
Resumo
O ensino de Língua Portuguesa demonstra sua importância no currículo escolar da Educação Básica brasileira quando as habilidades e as competências adquiridas pelo estudo da língua materna se tornam essenciais para o desenvolvimento do aluno, tanto no âmbito social quanto no âmbito profissional. Tendo esse pensamento como sua base, o projeto “O Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: em foco os livros didáticos” tem como objetivo aprimorar o conhecimento de Língua Portuguesa dos estudantes, utilizando-se de forma indissociável das suas três áreas de atuação: ensino, extensão e pesquisa. Vinculado ao ensino, o projeto oferece horários de atendimento extras, mediados por um bolsista, no contraturno dos estudantes das turmas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II dos cursos Integrados do IFRS - Campus Rio Grande. Porém, a baixa procura por esses horários de atendimento ocasionou a necessidade de monitorias, mediadas pelo mesmo bolsista, que acompanha a professora responsável e auxilia os alunos dessas disciplinas em suas atividades de aula. Acrescentando a extensão, o projeto avança para além do IFRS - Campus Rio Grande, com a oferta de aulas de apoio semanais a estudantes do 9° ano matriculados em escolas públicas e que pretendam realizar o processo seletivo para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS - Campus Rio Grande. Essas aulas consistem na resolução de questões de provas de processos seletivos do IFRS aplicadas em anos anteriores, com foco nas questões de Língua Portuguesa, juntamente com uma revisão expositiva sobre tópicos abordados nessas provas. No ano de 2024, duas escolas foram agraciadas com projeto: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Pinto e a Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida. Os encontros vêm acontecendo durante os meses de setembro, outubro e novembro, estendendo-se até a semana de realização da prova do Processo Seletivo 2025. Por fim, somando-se aos campos do ensino e da extensão, está a área de pesquisa do projeto, que se caracteriza pela busca de materiais de Língua Portuguesa em livros didáticos e sites direcionados ao ensino da língua materna, juntamente com a leitura de artigos científicos sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, a fim de que se estabeleçam critérios para a seleção e a elaboração de conteúdo dirigido aos discentes das disciplinas citadas e aos participantes das aulas de preparação para o processo seletivo. Portanto, conjugando esforços nas dimensões do ensino, da extensão e da pesquisa, este projeto consolida sua relevância, na tentativa de fomentar e ampliar a competência comunicativa de todos os estudantes por ele envolvidos.