Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Reflexões sobre o ensino de evolução biológica: Estratégias de divulgação científica para o uso em sala de aula
Eduarda Gomes da Silva, Janaína De Nardin

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


A evolução biológica é um tema fundamental para a compreensão do mundo e da nossa história como seres vivos. Ela é considerada o eixo integrador dos conteúdos na disciplina de biologia, sendo a base da biologia moderna e permeando diversos campos do conhecimento. No entanto, o ensino da evolução biológica enfrenta desafios, pois envolve questões socioculturais, como opiniões religiosas e ideológicas. Apesar disso, o ensino da evolução é essencial para a compreensão da biologia e suas aplicações. Nesse contexto, este trabalho visa analisar textos de divulgação científica (TDC) sobre evolução biológica publicados na Revista Pesquisa FAPESP, com o objetivo de verificar sua precisão científica e adequação como ferramentas didáticas em aulas de ciências e biologia evolutiva. A análise adotou uma abordagem descritiva e exploratória, fundamentada em categorias, para avaliar a forma e o conteúdo dos TDC. A categoria "conteúdo" abrange a temática debatida, os procedimentos internos da ciência e os contextos em que o artigo está inserido. Já a categoria “forma” investiga a estrutura do texto, a linguagem empregada e os recursos visuais utilizados.  As análises da forma e do conteúdo, bem como a classificação das notas nos diferentes temas da evolução, foram inicialmente realizadas pela bolsista e, em seguida, verificadas pela orientadora, sempre fundamentadas na literatura da área. Todos os TDC da seção “Notas”, publicados entre outubro de 2023 e setembro de 2024, foram analisados para determinar se abordavam a temática da evolução biológica. A revista possui uma média de 12 notas por edição, com cerca de cinco tratando da temática. Foram reveladas 167 notas, das quais 49 se referiram à temática evolução. As análises indicaram que os TDC trouxeram informações corretas, não sensacionalistas, com linguagem agradável e visualmente atraente. Eles destacaram a dinâmica interna da ciência, a importância do trabalho em equipe e a relação da ciência com a economia e a sociedade. Além disso, as reportagens tratam principalmente de pesquisas de brasileiros, o que pode contribuir para aproximar os estudantes do meio científico. Diversos conceitos e exemplos de evolução foram identificados, de modo que tais textos são recomendados para a educação básica, seja para a formação de professores ou em sala de aula. Mesmo em textos onde a evolução não foi o tema central, observou-se frequentemente uma abordagem evolutiva, configurando esses TDC como apoio para trabalhar a teoria da evolução como eixo integrador da biologia. A continuidade desta pesquisa tem o potencial de fornecer percepções avançadas para aprimorar o ensino da evolução biológica, tornando-o mais acessível e estimulante para os estudantes, além de explorar maneiras de utilizar os textos em sala de aula.

 


Palavras-chave


Evolução biológica; Textos de divulgação científica; Revista Pesquisa FAPESP

Texto completo: PDF