Última alteração: 26-02-2025
Resumo
O projeto de extensão "Mecânica na Praça" foi inaugurado em 2024 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande. O principal objetivo da iniciativa é estudar e implementar a manutenção e a restauração de brinquedos em praças da comunidade de Rio Grande, envolvendo alunos e docentes dos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Fabricação Mecânica. A proposta se fundamenta na aplicação prática das normas da ABNT NBR 16071, que estabelece diretrizes essenciais para garantir a segurança, acessibilidade e conforto em áreas de recreação infantil.
A norma NBR 16071 é uma norma composta por várias partes, que estabelece os requisitos de segurança, acessibilidade e conforto em playgrounds. Seu foco principal é garantir que os equipamentos e áreas de recreação para crianças sejam projetados e mantidos com segurança, prevenindo acidentes. A norma é dividida em oito partes, abrangendo aspectos como terminologia, requisitos de segurança para equipamentos de playground, superfícies absorventes de impacto e características de diferentes tipos de brinquedos, como gangorras, escorregadores e balanços. O foco primordial é prevenir acidentes e assegurar que os ambientes de lazer sejam adequadamente projetados e mantidos.
Em 2024, em virtude de restrições orçamentárias, o projeto priorizou a manutenção do parque de brinquedos do Educandário Coração de Maria, uma instituição filantrópica que atende predominantemente alunos bolsistas. Com isso, o grupo responsável desenvolveu um planejamento que incluiu a manutenção e fabricação de novos componentes para os brinquedos. Entre as atividades realizadas, destacam-se a recuperação de dois balanços com instalação de suportes novos, confecção de assentos de gangorras, colocação de redes de proteção, lubrificação de peças, instalação de um novo suporte para escorregadores e a implementação de pneus como sistema de amortecimento de impacto.
Este processo de revitalização foi enriquecido pela participação ativa de colaboradores da instituição e dos alunos do projeto, promovendo uma troca cultural e um fortalecimento dos laços entre a comunidade e o IFRS. Assim, o "Mecânica na Praça" não apenas proporciona uma melhoria nas condições de lazer infantil, mas também fomenta um aprendizado prático e crítico entre os estudantes, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e engajados socialmente.