Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Descobrindo a Eletricidade
Yasmim Finger, Juliano Elesbão Rathke

Última alteração: 26-02-2025

Resumo


Este projeto visa demonstrar experimentos interativos sobre eletricidade e energias renováveis para alunos de ensino médio e fundamental, como forma de despertar o interesse pela ciência e tecnologia, sob a perspectiva motivadora da educação através do emprego de objetos de aprendizagem. Além de apresentar conceitos de eletricidade, estão entre os objetivos abordar temas de incentivo ao uso consciente da energia e preservação do meio ambiente, como descarte adequado de lixo eletrônico e uso de fontes renováveis, com vistas à transição da matriz energética. A metodologia consiste em métodos de ensino através de experimentos educacionais como uma alternativa a simples exposição dialogada do conteúdo, o que pode causar momentos de descontração e aprendizagem, despertando o interesse na execução das tarefas em sala de aula. Neste aspecto, uma das formas de atrair a atenção do estudante é através da aprendizagem ativa com uso de experimentação e práticas interativas, a fim de despertar o interesse dos estudantes. A intenção é que o estudante possa realizar o fazer, montar e desmontar. Na etapa atual de execução deste projeto temos resultados parciais, onde foram projetados e construídos kits de circuitos elétricos, feitos através da impressão 3D e componentes elétricos, chaves, conectores, lâmpadas e pilhas, onde os alunos podem interagir com a eletricidade, conhecer o trabalho e o que aprendemos dentro da instituição, motivando-os também a vir realizar um curso no IFRS. Outra atividade desenvolvida foi a elaboração de cartazes com informações sobre as energias renováveis e a demonstração de um pequeno carro movido a energia solar. Através das ações deste projeto, será possível implementar a conscientização da importância da compreensão dos fenômenos físicos associados à eletricidade. Através de metodologias de experimentação é possível reforçar a interdisciplinaridade. Além disso, destaca-se a importância da motivação dos estudantes pela descoberta do conhecimento de uma forma mais lúdica.



Palavras-chave


eletricidade, objeto de aprendizagem, energia renovável.

Texto completo: PDF