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Monitoria de informática: apoio ao aprendizado para o sucesso escolar na área técnica e desenvolvimento de competências tecnológicas
Melânia Karina Boscheto, Patrícia Nascimento da Silva, Carlos Mário Dal Col Zeve

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


O projeto de ensino “Monitoria de Informática” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão tem como objetivo principal revisar os conteúdos relacionados às disciplinas técnicas do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio com a finalidade de auxiliar os estudantes a ter êxito acadêmico, a permanência no curso e o desenvolvimento de competências tecnológicas. Tendo em vista essa definição, o presente trabalho tem como propósito explicar a metodologia, atuação e os resultados obtidos a partir da realização da monitoria e da elaboração de conteúdo midiático do Instagram em que ambos promovem conhecimentos sobre as disciplinas técnicas com intuito de aproximar os estudantes dos conteúdos direcionados às maiores dificuldades. A metodologia do nosso projeto começa pela busca, estudo e análise de materiais sobre diversos assuntos trabalhados nas aulas do curso, contemplando as disciplinas Introdução à Informática, Lógica de Programação, Arquitetura de Computadores e outras para a criação de ferramentas de aprendizagem e conteúdos digitais. Em 2024 foi a primeira vez que houve a monitoria de informática no Campus, as atividades foram iniciadas e aprimoradas conforme demandas dos docentes e discentes do curso. Durante o período, os estudantes do primeiro ano são direcionados às bases lógicas da programação, as quais os estudantes apresentam maiores dificuldades. Os conceitos aprendidos são importantes, pois estabelecem um suporte para os anos subsequentes do curso. Para complementar o aprendizado dos alunos, a disponibilidade de monitoria em informática é essencial porque oferece um atendimento personalizado para cada aluno. A linguagem utilizada é geralmente informal e menos técnica que a do professor. Outrossim, a proximidade entre os monitores e os alunos propicia um ambiente mais confortável para tirar dúvidas. As atividades da monitoria incluem auxílio na resolução de exercícios e revisão de conteúdos para consolidação de conceitos ensinados em sala de aula. Além disso, o projeto também produz conteúdo digital para a página do Instagram “tmsi.monitoria”, que foi criada com a intenção de divulgar a monitoria, a qual resultou em uma maior visibilidade na comunidade acadêmica. Os resultados do uso da monitoria têm sido positivos, com estudantes que buscaram esse suporte demonstrando um melhor desempenho acadêmico, ademais, ao comparar com estudantes de 2023 na disciplina de Lógica de Programação em que 9 alunos reprovaram, neste ano apenas 1 aluno reprovou pelo exame final. Além disso, 76% dos estudantes que participaram da monitoria melhoraram seu desempenho na segunda avaliação. No entanto, cabe destacar que a procura pela monitoria ainda é baixa, tendo em vista o número de estudantes que não obtém a média. Conclui-se que é fundamental continuar promovendo o projeto para que mais estudantes melhorem seus aprendizados na área da informática.


Palavras-chave


Aprendizagem; Instagram; Informática.

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