Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
IFHappy: o impacto das ações do projeto IFHelp 2024 no apoio aos estudantes dos Cursos Técnicos em Administração e Informática Integrados aos Ensino Médio - Campus Osório
Lucas Silva Silveira, Paola Cardoso Purin, Maria Antônia Rodrigues Rosa

Última alteração: 18-12-2024

Resumo


A ação IFHappy, que faz parte do projeto IFHelp 2024, visa ajudar no fortalecimento da permanência e do êxito estudantil no que se refere aos ingressantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI). Além disso, busca diminuir os desafios que podem surgir na transição do Ensino Fundamental para o Ensino médio. Desta forma, a justificativa para essa atividade do projeto parte da preocupação com a evasão escolar que decorre, também, da dificuldade na integração estudantil. Seguindo na linha da problemática, questiona-se: quais são os reais motivos e problemas que levam os discentes a quererem sair da instituição? E como podemos evitar que isso aconteça? Diante desse cenário, o objetivo geral das ações como o IFHappy é justamente contribuir no apoio e acolhimento que visa o sucesso acadêmico e a adaptação destes novos estudantes, voltando-se, prioritariamente, à redução do estresse presente no cotidiano dessa nova etapa de escolarização, o fortalecimento do senso de pertencimento na instituição e a promoção dos laços sociais entre os estudantes. A metodologia adotada para a ação em específico foi realizada por meio de práticas presenciais, como rodas de conversa com atividades envolvendo música, comida e dinâmicas de apresentação entre os alunos. E também no ambiente on-line, com a divulgação e a postagem de fotos da ação na rede social Instagram. Como próximo passo, será aplicado um questionário para melhor entender a situação dos estudantes dos primeiros anos no geral, percebendo se há complicações envolvendo a convivência entre os próprios discentes, dificuldades nas disciplinas técnicas ou qualquer outros obstáculos para darmos o devido apoio. Até o momento, percebeu-se como resultados parciais um melhor entendimento dos principais problemas e desafios enfrentados pelos alunos até então, com destaque para a grande dificuldade presente nas matérias técnicas do curso, que podem levar ao cansaço e, consequentemente, ao aumento da taxa de evasão escolar. Outro fator identificado através das conversas realizadas com os estudantes, refere-se à falta de eventos e atividades fora da sala de aula, fazendo com que acabem sentindo falta de algo diferente na rotina. Considera-se que a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio implica em muitos desafios, pois é apresentada uma nova estrutura de ensino mais complexa - comparada às escola anteriores em que os novos ingressantes do campus estudavam. Portanto, considera-se que a iniciativa IFHappy busca contribuir com os processos de integração, permanência e êxito estudantil dos estudantes do EMI, constituindo e fortalecendo uma rede de apoio institucional, proporcionando um ambiente mais inclusivo e acolhedor a todos.



Palavras-chave


Acolhimento; Êxito Estudantil; Ensino

Texto completo: PDF