Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Obmep na escola: uma preparação para as olimpíadas de matemática
Samuel Gomes Monni, Guilherme Ferreira Monteiro

Última alteração: 26-02-2025

Resumo



Neste trabalho, apresentamos o projeto de extensão 'OBMEP na Escola' do IFRS Campus Osório, que tem como público-alvo os discentes do próprio campus, além de alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de escolas da região. O principal objetivo do projeto é preparar os participantes não apenas para a OBMEP, mas também para outras olimpíadas de matemática, como a OMIF.

A metodologia adotada envolve encontros semanais, com foco na resolução de provas anteriores da OBMEP e de questões retiradas do banco disponibilizado em seu site. Muitas vezes, o conteúdo dessas questões vai além do que está previsto na grade curricular regular, o que justifica a dedicação de alguns encontros ao desenvolvimento desses tópicos adicionais.

Algumas questões da OBMEP apresentam um grau de dificuldade elevado. Nesse sentido, os alunos que buscam um melhor desempenho na olimpíada podem se beneficiar significativamente do projeto. Como exemplo dessa eficácia foi observado em 2023, quando dois alunos se destacaram, conquistando uma medalha de ouro e outra de prata. Ambos eram participantes ativos do projeto.

Concluímos, portanto, que o projeto não apenas prepara os alunos para olimpíadas de matemática, mas também contribui para o desempenho deles em outras disciplinas, como Física e Química, uma vez que o raciocínio lógico desenvolvido pode ser facilmente aplicado nessas áreas, contribuindo para um melhor desempenho escolar do aluno. Deve-se acrescentar também que, o projeto também contribui para o desenvolvimento de uma visão diferente da matemática, fazendo com que a disciplina seja mais atrativa para os frequentadores, incentivando assim, possíveis carreiras na área das ciências exatas.


 


 



Palavras-chave


Matemática; Olimpíada; Extensão

Texto completo: PDF