Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A reformulação do design da página “Estuda_IF”: o protagonismo estudantil na construção do conhecimento
Aline Pelissari Kravos, Elaine Pires Salomão, Rodrigo Ferronato Beatrici, Thaisa Polito Ascari

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


As redes sociais, na sociedade contemporânea, estão no cotidiano da maioria das pessoas, e o projeto de ensino: “O hábito de estudar: o ato e os métodos para melhorar os processos de ensino-aprendizagem” do IFRS/Campus Sertão, com a página “Estuda_if” no Instagram, busca produzir e publicar conteúdo digital relacionado ao hábito de estudar. O projeto foi criado a partir de uma demanda de diferentes coordenações de curso do Campus Sertão, que identificaram que muitos estudantes não têm uma rotina de estudos para além da sala de aula e adotam estratégias pouco efetivas para o aprendizado. O projeto conta com uma bolsa de ensino e outra de extensão, tendo três frentes de trabalho consolidadas: oficinas para estudantes, atendimento individualizado e manutenção da página no Instagram, objeto deste trabalho. A página no Instagram, criada em 2022, é alimentada regularmente com técnicas de estudos, hábitos, dicas e vídeos. As publicações, elaboradas pelos bolsistas, seguem uma metodologia: escolha da temática, estudo da literatura que versa sobre o tema e criação da postagem. Posteriormente, a coordenação do projeto efetua a revisão do conteúdo, indicando se a proposta está apta para postagem ou se é necessário adequações. Por fim, é realizada a revisão do design. Neste ano foi percebida a necessidade de reformulação da página, afinal a informação científica também demanda de uma apresentação visual eficaz que dialogue com a plataforma na qual está sendo divulgada. Assim, a identidade visual do projeto foi reformulada. No âmbito das cores, percebia-se uma incongruência entre o que era apresentado no perfil e o contexto no qual é inserido. As novas cores adotadas foram inspiradas da logo do IF, trazendo uma associação semiótica do projeto como pertencente ao Instituto Federal, e curadorias de diagramação das publicações, promovendo uma maior leiturabilidade. Quanto à diagramação dos textos, passaram a ser alinhados à esquerda, o que permite uma distribuição balanceada das palavras nas linhas. Foram padronizadas as famílias tipográficas e o tamanho das aplicações nas publicações, respeitando os limites para uma boa legibilidade. Ademais, a boa transmissão da informação é mantida com o auxílio dos princípios de hierarquia visual, destacando áreas de maior importância e conduzindo o olhar do usuário a um fluxo de leitura adequado. O processo de reformulação realizado oportunizou aos estudantes da equipe de execução do projeto um aprendizado ativo na área do design. Nesse sentido, evidenciou-se o envolvimento dos estudantes na produção e aprofundamento de conhecimento sobre a elaboração da página, na utilização adequada dos recursos disponíveis e apropriação dos significados dessa plataforma. Por fim, após a mudança, os seguidores  passaram a acessar um perfil mais atrativo que já ofertava conteúdos que contribuem para construção do hábito de estudar.

Palavras-chave


Conhecimento; Identidade Visual; Protagonismo.

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