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Histórias em quadrinhos e dobraduras de papel: a arte sequencial como metodologia de aprendizagem de matemática
Milena da Silveira Henkel, Aline Silva de Bona

Última alteração: 26-02-2025

Resumo


O presente trabalho visa explorar a utilização da linguagem particular da arte sequencial, presente nas histórias em quadrinhos, para a elaboração de metodologias de ensino de matemática, auxiliando também o aprendizado do pensamento computacional, dando destaque aos algoritmos de dobraduras de papel e abordando outros conceitos matemáticos por meio de produção de histórias e materiais complementares para professores e estudantes da comunidade externa e interna do campus Osório. O trabalho tem o objetivo de estabelecer os quadrinhos como sua própria linguagem, produzindo trabalhos autorais com base em teorias acadêmicas de autores como Will Eisner e Daniele Barbieri, com a finalidade de disseminar conhecimento sobre as ferramentas peculiares dos quadrinhos para o aprendizado da matemática, atendendo a necessidade da formação humana e diversificada de profissionais da educação e um diálogo com os vários tipos de alunos e suas maneiras diferentes de aprendizagem. A metodologia é colaborativa com escolas do litoral norte e interdisciplinar, abordando conceitos da matemática, literatura, arte e desenvolvendo o pensamento computacional, criando-se material para utilização escolar, realizando fases de testes e oficinas com grupos de profissionais e estudantes de áreas pertinentes ao projeto. O trabalho teve a duração de seis meses, e os resultados apresentam três histórias em quadrinhos autorais completas: “O barco de papel”, “A estrela” e “O coração”, contemplando três tipos de dobraduras de papel como o foco das narrativas. Outros resultados foram a interação com a comunidade, contemplando mais de 100 pessoas, a utilização em sala de aula, oficinas com professores da região, contemplando quatro municípios, e a publicação das histórias e material complementar em forma de livro, colaborando com uma gráfica do litoral norte e colegas do IFRS, campus Osório, para a elaboração do lançamento. Em suma, se conclui que o projeto atingiu seu objetivo de construção do avanço no diálogo entre os quadrinhos e as salas de aula, oportunizando novas ferramentas de aprendizado que auxiliam e dialogam com os estudantes e assim mobilizam a aprendizagem de matemática.

Palavras-chave


Educação; Dobraduras; Quadrinhos.

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