Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
QuimicAR
Arthur da Costa Francisco, Vera Maria Klajn, Amanda Teixeira Rost

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


O uso de ferramentas didáticas diversificadas já provou ser eficiente no aprendizado dos estudantes, facilitando a compreensão e aprimorando os conhecimentos abordados em sala de aula, ao explorar conceitos e definições de forma lúdica. Utilizando a infra-estrutura do laboratório WindMaker, que tem experiência com o movimento do “faça você mesmo”, elemento chave da Cultura Maker, essa pesquisa visa desenvolver uma ferramenta didática com foco no ensino da química orgânica, área que abrange compostos essenciais para toda vida no planeta e que fazem parte do nosso dia a dia. As peças do jogo remetem aos elementos, ligações químicas e nomenclatura dos compostos , cujo objetivo é representar cada função orgânica. Porém, respeitando os princípios do Design Universal, nos desafiamos a criar também partes do material produzido em Realidade Aumentada (RA), utilizando o Android Studio, juntamente com o Kit de Desenvolvimento de Sistemas da Google, denominado ARCore, o qual está sendo desenvolvido utilizando a linguagem Java integrada com a linguagem Kotlin, pois expande o nosso leque de possibilidades quanto à implementação e desenvolvimento da lógica, além de possibilitar um arranjo mais completo de códigos necessários para o seu funcionamento. Essa nova ferramenta foi denominada QuimicAR e demonstra de forma tridimensional o composto que corresponde à molécula montada com as peças físicas, permitindo uma maior compreensão da geometria molecular, aliando o uso da tecnologia ao aprendizado da química.  Pretende-se testar essa ferramenta didática com os alunos do 3°ano e 4°ano do IFRS - Campus Osório, para comprovar sua eficácia como material de apoio ao ensino e aprendizagem da química orgânica. O resultado deste trabalho será publicado na forma de artigo científico e a ferramenta didática QuimicAR será disponibilizada aos que tiverem interesse, proporcionando aos alunos uma forma  envolvente, lúdica e interativa de aprendizagem.



Palavras-chave


Ferramenta didática; Realidade aumenta; Química orgânica

Texto completo: PDF