Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Da escola pública ao pódio: como a educação pública e o incentivo esportivo contribuíram para a minha trajetória
gabrielly silveira, Luciano Nascimento Corsino

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


O objetivo deste estudo é examinar os fatores que influenciaram minha decisão de seguir a carreira em Educação Física, com foco na minha trajetória pessoal durante o meu processo de escolarização em escolas públicas até a conquista do título de campeã mundial em powerlifting ainda durante o ensino médio integrado ao técnico em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Busco demonstrar como o esporte impactou profundamente minha vida, sendo motivada por experiências pessoais e pelo projeto do IFRS, que ofereceu uma bolsa de incentivo ao esporte e possibilitou o meu contato com uma equipe de powerlifting na cidade de Rolante. Esta bolsa foi crucial para meu envolvimento significativo no esporte, ampliando meu conhecimento em diversas áreas e facilitando a descoberta desta modalidade esportiva. Juntamente com o meu orientador, adotamos o método de pesquisa autobiográfica para construir narrativas descritivas sobre minha trajetória, utilizando o relato de meu próprio caso. Analiso minha jornada esportiva desde a introdução ao treinamento de musculação em fevereiro de 2022 até o desenvolvimento como atleta de powerlifting. A investigação abrange o suporte técnico e familiar, além das experiências em competições como fatores essenciais para meu progresso no esporte e para a escolha da minha carreira. Minha iniciação no esporte foi motivada por insatisfações com minha imagem corporal. Com o apoio de profissionais e familiares, experimentei uma evolução rápida, participei de várias competições de powerlifting e estabeleci novos recordes na categoria sub-júnior até 52 kg. Destaco a importância do suporte social, da orientação técnica especializada, assim como do foco, disciplina e autoconhecimento para o desenvolvimento de um atleta de alta performance. Também analiso os desafios psicológicos e físicos enfrentados durante a preparação para as competições. A experiência de estudar em uma escola pública desempenhou um papel fundamental na minha escolha de carreira. A escola pública proporcionou uma base educacional sólida e um ambiente inclusivo que fomentou minha resiliência e determinação. Esse contexto educacional me permitiu explorar interesses diversos e enfrentar desafios, o que foi crucial para minha evolução como atleta e para a escolha da Educação Física como carreira. Este relato contribui para a compreensão dos fatores que influenciam a escolha de uma carreira esportiva. Minha trajetória, que vai de uma menina estudante de escola pública a campeã mundial de powerlifting, despertou em mim o desejo de me tornar professora de Educação Física. Meu objetivo é inspirar futuros estudos sobre o desenvolvimento esportivo, compartilhando minha experiência e os fatores que foram cruciais para minha evolução e sucesso na carreira esportiva.

 


Palavras-chave


Autobiografia; Powerlifting; Educação profissional tecnológica

Texto completo: PDF