Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Topografia nas escolas
Aline Elizabete Palhano, Vanderleia Trevisan Da Rosa, Letícia Franco Hochmann, Letícia Franco Hochmann

Última alteração: 25-02-2025

Resumo


O projeto "Topografia nas Escolas" é uma iniciativa que foi desenvolvida com o objetivo de levar o conhecimento sobre topografia aos estudantes do município de Sertão. A proposta é conectar a prática da topografia com a teoria matemática que os mesmos desenvolvem na escola, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e significativo. Nossa abordagem começa com apresentações introdutórias, onde explicamos de forma clara e acessível os fundamentos da topografia. Durante essas apresentações, destacamos a relevância desse campo de estudo, enfatizando como ele se integra perfeitamente aos conceitos matemáticos já conhecidos pelos alunos. Explicamos como a topografia, através de suas medições e cálculos precisos, é essencial para o planejamento urbano, construção de estradas, pontes, em áreas como agricultura e construção civil. Após essa introdução teórica, que visa  despertar suas curiosidades, conduzimos atividades práticas no pátio da escola. Nessa etapa, mostramos para os estudantes os equipamentos de topografia, como teodolitos e níveis, explicando suas funções e a importância de cada um nas medições de distâncias e ângulos. Essa abordagem prática permite que eles vejam em primeira mão como a topografia é aplicada no mundo real, transformando o aprendizado abstrato em algo tangível e concreto. O uso desses instrumentos não apenas facilita a compreensão dos conteúdos teóricos, mas também desperta a curiosidade dos estudantes pela área, incentivando-os a explorar mais sobre o assunto. Além das atividades práticas, promovemos uma aproximação com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus-Sertão (IFRS). Durante as visitas, apresentamos aos alunos os diversos cursos técnicos e superiores disponíveis na instituição, destacando suas possíveis relações com a topografia e outras áreas correlatas, possibilitando visualizar oportunidades acadêmicas e profissionais que podem seguir, ampliando  horizontes e perspectivas de futuro.Todas as escolas em que apresentamos o projeto, tivemos uma recepção calorosa por parte dos professores e, principalmente, dos alunos.  A experiência de realizar medições e cálculos diretamente no pátio da escola transforma a teoria em prática, tornando o aprendizado não apenas divertido, mas também memorável. Essa iniciativa tem se mostrado altamente impactante, não só por proporcionar acesso a novos conhecimentos, mas também por incentivar um maior engajamento dos estudantes com o seu aprendizado. Ao integrar teoria e prática de forma direta, o projeto contribui significativamente para instigar os jovens a um futuro mais consciente e informado, em que eles podem se sentir empoderados para tomar decisões sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais.



Palavras-chave


Topografia; Educação; Projeto.

Texto completo: PDF