Última alteração: 19-12-2024
Resumo
O projeto Monitoria de Lógica de Programação proporciona atendimento educacional para alunos com dificuldade nas disciplinas de programação. O projeto visa proporcionar um suporte adicional para estudantes do ensino médio e da graduação, que, por meio dos atendimentos, conseguem melhorar o seu aprendizado e consequentemente o desempenho acadêmico. O projeto contribui para a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais, possibilitando atendimentos individuais, com a elaboração de materiais pedagógicos adaptados. Os atendimentos acontecem em horários pré definidos e amplamente divulgados, como existe grande procura e para proporcionar atendimento individual trabalhamos com agendamentos e também com a possibilidade de horários flexíveis. A metodologia envolve a revisão de exercícios já trabalhados em sala de aula e, quando necessário, a criação de novos problemas para reforçar o aprendizado da lógica de programação. Na monitoria é possível abordar o PortugolStudio, ou as linguagens de programação: Python, C e Java. Também em alguns atendimentos são desenvolvidos problemas utilizando ferramentas interativas, como o Scratch, para exemplificar conceitos de lógica de programação de maneira mais concreta. A monitora acompanhou algumas aulas da disciplina de Algoritmos e Programação I, onde auxiliou os alunos na resolução dos algoritmos e na construção do aprendizado. Como resultado até o momento é possível observar melhora no desempenho acadêmico dos alunos atendidos, sendo que muitos frequentam semanalmente a monitoria e demonstram satisfação com o progresso alcançado. O projeto também proporciona uma oportunidade de aprendizado para a monitora, ampliando seu conhecimento, além da troca de experiências entre os alunos, de diferentes idades e perfis, tem trazido bons resultados tanto na vida acadêmica quanto pessoal. O trabalho está cumprindo seus objetivos, resultando em melhorias no desempenho acadêmico e no entendimento lógico dos alunos, além de contribuir para o crescimento pessoal da monitora. O projeto também incentiva os alunos mais introvertidos a buscar por ajuda de forma mais individual e privada, trazendo maior conforto para os participantes. A importância do projeto de ensino, pode ser percebida nos relatos dos frequentadores dos atendimentos. Um aluno com necessidades educacionais específicas do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, que frequenta o projeto relatou: “Os atendimentos estão me ajudando a aprender melhor os conhecimentos. Consigo tirar minhas dúvidas e ir melhor nas aulas de programação.”. O projeto oferece uma experiência educativa importante tanto para quem ensina quanto para quem aprende, reforçando a importância de atendimentos individuais. Além disso, a perspectiva é de que a procura pelos atendimentos aumente cada vez mais, principalmente com a aproximação das avaliações finais, o que demonstra o impacto positivo do projeto.