Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Compreensão de texto nas modalidades escrita e oral em estudantes ingressantes do Ensino Médio
Ana Paula Giongo Gewehr, Fernanda Schneider, Lucilene Bender de Souza, Diane Blank Bencke, Silvani Lopes Lima, Sabrine Amaral Martins Townsend, Vanessa Castro, Andreia Teixeira Inocente, Ana Paula de Almeida

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


A partir da constatação do grande problema enfrentado na educação brasileira referente   à compreensão textual demonstrada em avaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), surgem pesquisas com a finalidade de investigar os aspectos relacionados ao tema. Nesse contexto, o estudo tem por objetivo investigar a compreensão de narrativas (na modalidade lida e na modalidade ouvida) por participantes – estudantes ingressantes do Ensino Médio, comparando os resultados com dados sociodemográficos e socioeconômicos. Compreender um texto, a partir de sua leitura ou audição, requer múltiplos processos que se manifestam simultaneamente em diferentes níveis, ocorrendo, assim, uma complexidade de interações que englobam conhecimento linguístico, conhecimento de mundo e conteúdo textual. Trata-se de uma estudo descritivo em que serão aplicados questionários (de perfil, socioeconômico e sociodemográfico) e tarefas linguísticas de compreensão textual na modalidade lida e na modalidade ouvida. Fazem parte da pesquisa estudantes do 1º ano de 3 (três) cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram (n 28) que a maioria dos alunos tem dificuldade em entender textos complexos (60,7%), além disso, apenas 11 participantes responderam que leem com atenção e refletem sobre o conteúdo dos textos (39,3%). A leitura é vista como uma atividade interessante para 71,4%, e 75% leem além dos livros exigidos pela escola. A grande maioria (85,7%) não frequenta bibliotecas públicas e todos (100%) acessam a internet diariamente. 16 participantes (57,2%) responderam que leram entre 4 e 8 livros no último ano: 8 estudantes leram 4 livros e 8 estudantes leram 8 livros. Esses resultados preliminares estão relacionados a um melhor conhecimento dos participantes, no que diz respeito aos aspectos analisados e ao acesso a dados que possibilitem o direcionamento de estratégias e iniciativas para o efetivo trabalho com a compreensão de textos e os aspectos subjacentes a essa habilidade. Os dados possibilitam traçar objetivos e, principalmente, ações, por esse motivo, destaca-se a relevância social, técnica e científica da proposta de investigação, uma vez que tem como premissa o desenvolvimento integral do estudante. Cabe destacar, ainda, que os estudos realizados especificamente com a população brasileira colaboram para a implementação de políticas públicas em um contexto marcado pela crescente preocupação com a construção de iniciativas voltadas ao combate das desigualdades sociais.

Palavras-chave


Compreensão leitora; Hábitos de Leitura; Hábitos de Escrita

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