Última alteração: 25-02-2025
Resumo
O projeto "Leia Mais LiteraturaS: indo além do cânone” do Campus Ibirubá tem como propósito promover a leitura de obras literárias que abordam o cotidiano, a história e as experiências de grupos minoritários, visando dar visibilidade àqueles que, frequentemente, são silenciados ou esquecidos, destacando suas vozes e vivências por meio da literatura. A literatura, nesse contexto, torna-se uma aliada na busca por resgatar e valorizar essas narrativas, proporcionando aos leitores uma oportunidade de refletir sobre os aspectos sociais que envolvem preconceitos, exclusões e desigualdades. Para ampliar o alcance e despertar o interesse pela leitura dessas obras, o projeto utiliza o Instagram como principal plataforma de divulgação, é por meio dessa rede social que são publicadas semanalmente recomendações de livros que dialogam com as temáticas centrais do projeto. As postagens podem incluir desde trechos selecionados das obras até resenhas detalhadas, que exploram suas mensagens e relevância. Considerando o viés extensionista da ação, também está previsto levar contação de história para uma escola de educação infantil do município durante o mês de outubro, em que se celebra o dia das crianças. A história escolhida é uma edição especial do Clube Leiturinha, de autoria de Cidinha da Silva, que aborda a diversidade da formação étnica da nossa sociedade por meio de uma fábula divertida e colorida. Ademais, como parte das ações do projeto, foi criado um clube de leitura cujo propósito é proporcionar um espaço de discussão e reflexão acerca de livros que abordam temas sensíveis e urgentes. O clube é estruturado para promover a fruição do texto literário e também o debate sobre questões sociais que o atravessem. As reuniões do clube de leitura são organizadas uma vez ao mês e a seleção das obras leva em conta o tempo de leitura, buscando textos menos extensos. Entre os/as autores/as destacados pelo projeto neste ano estão figuras importantes para a literatura contemporânea, como Conceição Evaristo, Tatiana Salem Levy, Jeferson Tenório, Carla Madeira, Ailton Krenak, Aline Bei, Sérgio Vaz, Caio Fernando Abreu, Natália Borges Polesso, José Falero e Valter Hugo Mãe, entre outros. Cada um(a) desse(a)s escritore(a)s traz uma contribuição singular para o entendimento das diversas formas de opressão e resistência presentes na sociedade, oferecendo novas perspectivas de leitura sobre o mundo. Com o uso das redes sociais como apoio, a parceria com outros espaços educacionais e a criação de um clube de leitura, o projeto não apenas atinge a comunidade acadêmica do IFRS, mas também engaja um público mais amplo, reforçando a importância da literatura como ferramenta de transformação.