Última alteração: 25-02-2025
Resumo
O projeto Altas Habilidades e Superdotação: precisamos falar sobre isso (4ª edição) se ancora na iniciativa de um grupo de mães de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), denominado Mães que Lutam, em parceria com o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFRS - Campus Caxias do Sul. Este projeto de extensão tem como um de seus objetivos: informar a comunidade sobre o conceito de AH/SD, bem como, ajudar a reconhecer as pessoas com estas especificidades, além de sensibilizar a população para o combate ao preconceito que, frequentemente, se origina na falta de informação. As motivações para o desenvolvimento da 4ª edição do Projeto vieram da necessidade de promover um ambiente ainda mais acolhedor para estudantes com AH/SD que, muitas vezes, enfrentam desafios que vão além das questões acadêmicas, incluindo o estigma social e a falta de compreensão por parte de educadores e da comunidade em geral. Nienov (202) e Pérez (2004) são autores que contribuem para este debate, trazendo uma perspectiva de análise que orienta a educação inclusiva. Ao longo das quatro edições do Projeto, observamos que um espaço de escuta e acolhimento, também para as mães atípicas, se fazia necessário. Por conseguinte, falar sobre isso, tomou outros contornos que foram sistematizados na publicação do livro: Altas Habilidades/Superdotação - precisamos falar sobre isso, publicado em 2023. O livro estabeleceu um espaço de diálogo e contribui para a desmistificação do imaginário de senso comum sobre os sujeitos com AH/SD a partir dos relatos das mães de estudantes com AH/SD. Nesta edição do projeto (2024), a participação na Semana Municipal de Altas Habilidades/Superdotação foi renovada, com a realização de atividades interativas envolvendo alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio Técnico em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS - Campus Caxias do Sul, promovendo uma troca de conhecimento entre os estudantes e docentes com experiência na área. Bem como, a elaboração de uma Painel Interativo com o título de: Altas Habilidades/Superdotação: mitos e/ou verdades, disponibilizado no Mural do NAPNE - Caxias do Sul. As primeiras conclusões desta edição reafirmam a importância do Projeto na promoção e divulgação de informações relevantes sobre o tema, bem como, a necessidade de continuarmos falando sobre isso. Assim como, a continuidade das ações demonstra um compromisso com a perspectiva da educação inclusiva, através da manutenção de espaços onde os estudantes com AH/SD se sintam valorizados e integrados.