Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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SignIFicando saberes por meio da monitoria
Adriana Dos Santos Ortiz, Adriana Riguer Della Mea

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


  • SignIFicando Saberes por meio da Monitoria é um projeto de ensino voltado à monitoria escolar e, justifica-se pela necessidade de ofertar aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs) e aos docentes, apoio durante a construção e efetivação das atividades de aula. A monitoria é uma forma de intervenção pedagógica complementar ao processo de ensino que acontece dentro de sala de aula. Nesse sentido, o projeto teve como objetivo principal ofertar apoio aos estudantes com NEEs dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio por meio do acompanhamento de estudante-monitora, colaborando para sua aprendizagem e inclusão. A metodologia utilizada neste projeto está associada aos estudos, pesquisas e propostas de estudos orientados. Para isso, as atividades de intervenção são desenvolvidas nas quartas e sextas-feiras no turno da tarde, na sala do NAPNE, biblioteca ou laboratório técnico. Durante o desenvolvimento do projeto, a estudante-monitora passou a auxiliar especificamente um estudante do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio que apresenta o diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA) e está na fase de conclusão do curso. Para isso, ele precisa finalizar o relatório de estágio curricular obrigatório, nesse sentido as atividades desempenhadas pela monitora consistem em transcrever o relato oral do estudante sobre práticas feitas durante o estágio, bem como a formatação do relatório de acordo com as normas exigidas pelo curso, visto a dificuldade apresentada pelo estudante em organizar com coerência os textos escritos. Além do apoio ao estudante com TEA, a monitora realizou o acompanhamento dos demais alunos com NEEs nas atividades de estudos orientados. Esses estudos ocorrem nas quartas-feiras à tarde, e são ofertados pelos docentes de todos os cursos a todos os estudantes. A fim de avaliar o aproveitamento dos estudantes atendidos pelo NAPNE, a bolsista verifica a frequência, a participação e o desenvolvimento deles nos estudos orientados junto aos professores. Até o momento, concluímos com êxito a escrita do relatório de estágio e, a partir do mês de outubro, nossos esforços serão na construção dos slides e na apresentação oral para a banca. Observando os resultados obtidos no acompanhamento dos estudos orientados, a frequência dos estudantes nos atendimentos nos mostram que os alunos são muito resistentes e acabam não ficando nas quartas-feiras para buscarem esse auxílio. Acreditamos ser necessária uma reestruturação da oferta. Para nos aprofundarmos nesse acompanhamento, planejamos seguir com o projeto no próximo ano letivo, sugerindo às coordenações de curso estratégias para melhor aproveitamento do tempo dedicado a esses estudos.


Palavras-chave


: Monitoria por pares; Estudos orientados; TEA.

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