Última alteração: 18-02-2025
Resumo
O intercâmbio durante a graduação é uma importante ferramenta para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, além de ampliar a bagagem cultural do intercambista. Tendo isso em mente, o presente trabalho visa relatar a experiência de modalidade acadêmica internacional realizada pelo estudante do curso de Engenharia Mecânica do IFRS Campus Ibirubá, em parceria com o Sault College, instituição localizada na cidade de Sault Saint Marie, na província de Ontario e financiado pelo Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP).
Durante a mobilidade acadêmica, o aluno participou do curso de Técnico em Engenharia Mecânica, o que permitiu aprofundar conhecimentos teóricos e práticos já abordados durante sua graduação no Brasil, aproveitando a infraestrutura avançada da instituição. Além disso, a experiência de morar com uma família Canadense é parte fundamental da imersão cultural, facilitando o aprendizado da língua e a adaptação ao país, além de possibilitar a troca de informações culturais. O intercâmbio, que ocorre durante o inverno canadense, também proporciona vivências únicas para muitos estudantes, como práticas de escalada, ski e trilhas na neve, tornando a experiência ainda mais enriquecedora. Além disso, visitas acadêmicas à empresas e contato com profissionais da área de estudo são frequentemente realizadas, ampliando o horizonte do aluno.
A experiência do aluno como bolsista ELAP no Sault College, no Canadá, é marcada por descobertas, desafios, aprendizado e crescimento. Essa oportunidade oferece contato com diversas culturas e ambientes, além de aprimorar habilidades de comunicação em outro idioma. Assim, essa experiência enriquecedora não só promove o avanço da jornada acadêmica do aluno, mas também o prepara para enfrentar os desafios que surgem em um mundo que está em constante transformação.