Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto de ensino em produção animal
Ana Caroline Da Rosa, Carla Verônica Vasconcellos Diefenbach

Última alteração: 18-12-2024

Resumo


Considerando a bovinocultura de leite fundamental para a produção alimentar global, sendo uma das principais fontes de proteína e nutrientes para a população mundial, a produção de leite contribui de forma significativa para a economia, oferecendo uma cadeia produtiva que abrange desde a alimentação e manejo dos animais até a transformação e comercialização dos produtos lácteos. Além disso, ela promove a inovação tecnológica e as boas práticas de manejo, o que eleva a eficiência produtiva e a sustentabilidade do setor. Objetiva-se integralizar o conteúdo aprendido de forma teórica durante as disciplina de produção animal, bovinocultura de leite, em atividades práticas com alunos de diferentes cursos e funcionários, trocando ideias e informações, sempre pensando em alternativas viáveis que visam melhorar os manejos para a produção e bem estar dos animais, assim como toda a organização da estrutura do setor. A execução de atividades práticas relacionadas aos conteúdos teóricos tem por meta impactar positivamente no desempenho acadêmico destes estudantes em disciplina voltada à área zootécnica, reforçando o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem e o êxito dos estudantes. As atividades são realizadas no setor de "Zootecnia III" do IFRS - Campus Sertão, onde encontram-se os animais, a sala de ordenha e o free stall. As atividades da bolsista baseiam-se em acompanhar a rotina do setor, auxiliando nas tarefas diárias, bem como, observar pontos positivos e negativos, conforme estudado em sala de aula, ampliando a visão crítica dos estudantes e contribuindo diretamente na manutenção e integralização dos estudos. Quando se coloca em prática o conteúdo aprendido em aulas teóricas, os estudantes conseguem reforçar o aprendizado e compreender de maneira mais efetiva o conteúdo, aprendem a ter uma visão crítica dos métodos de produção e a buscar soluções para as demandas. Projetos de ensino no setor de produção zootécnica têm a agregar no aprendizado dos estudantes da instituição. Realizou-se melhorias em relação à limpeza e organização do setor e manejo dos animais. Desse modo, na prática observa-se que nem tudo pode ser feito como diz a teoria, mas sim conforme as limitações financeiras e estruturais do Campus, o que permite concluir que apesar de serem atividades simples, fazem toda diferença para alcançar os objetivos propostos. O projeto contribui com a formação técnica dos estudantes, pois mostra na prática, como o manejo e procedimentos envolvendo a atividade são realizados exercitando seu senso crítico.

Palavras-chave


Produção; Manejo; Aprendizado

Texto completo: PDF