Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Coletivo de dança no Campus Restinga
Julia Pereira Roldão, Tatiana Teixeira Silveira

Última alteração: 25-02-2025

Resumo


Esse projeto de extensão foi criado em detrimento das demandas existentes para o desenvolvimento e experimentação da dança no Campus Restinga e para os jovens moradores de bairros próximos, visto que essa prática possui forte vínculo com a cultura da comunidade, assim como ocupa parte significativa de atividades exercidas em horários extracurriculares no Campus. Para implementar essas demandas os objetivos do projeto são instituir, a partir das práticas da dança, ações educativas pautadas na experimentação corporal, a jovens da Restinga, acompanhar didaticamente as aulas de danças, propor discussões que envolvam o corpo na contemporaneidade, através da temática da dança, problematizar a importância do professor de dança no ensino profissional, constituir um espaço para a realização de práticas de ensino da dança, oportunizar atividades corporais à comunidade da Restinga e proporcionar a apropriação das atividades expressivas como elemento da cultura corporal do movimento humano. A experiência da dança no Campus Restinga surgiu a partir de uma ação isolada promovida no ano de 2017 a partir da proximidade com alguns estudantes que gostavam de dançar e começou a ser executada nos intervalos de turnos e posteriormente foi proposta em alguns eventos e datas do calendário acadêmico, consequentemente essa ação passou a integrar o projeto de ensino O lazer em debate na Restinga. Através desse tipo de aprendizagem, que envolve a experiência corporal e cultural, a partir da dança, também é possível problematizar os espaços destinados ao lazer para a comunidade. Assim, esse projeto de extensão está vinculado a diversas ações realizadas e propostas pelos estudantes do Curso Técnico em Lazer integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga. O projeto Coletivo de dança no Campus Restinga consiste em propor aulas de dança, duas vezes na semana, para jovens moradores do bairro Restinga e arredores, bem como para as crianças do Projeto IFNiños.  Os jovens integrantes do projeto também participarão com apresentação de coreografias em eventos da comunidade e do Campus. Haverá também semanalmente reuniões de planejamento e avaliação das atividades que envolvem o projeto e a implantação de determinadas oficinas para complementar as atividades oferecidas pelo projeto. As práticas educativas desenvolvidas nos Institutos Federais, como os projetos sobre as temáticas que envolvem o corpo, dão acesso a um público cada vez mais diversificado no ensino profissional, a extensão possibilita essa interlocução diretamente com a comunidade, nesse caso, jovens moradores do bairro, de acessar esse espaço. Por fim, observou-se que através das ações propostas e a temática da dança e suas práticas contemplou as discussões e atividades propostas pela Educação Física e problematizou a demanda pela inclusão das artes cênicas e da dança nos currículos profissionais, além da conexão necessária entre comunidade externa e interna a partir dessas linguagens.

 


Palavras-chave


Dança; Comunidade; Jovens

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