Tamanho da fonte:
Ilustrações Botânicas como ferramentas didáticas na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão
Última alteração: 18-12-2024
Resumo
A Botânica ou Biologia Vegetal é uma área do conhecimento essencial para a compreensão de aspectos do nosso cotidiano, incluindo alimentação, saúde, cultura e educação científica. Apesar da sua importância, as plantas são pouco percebidas por nós, em geral, fenômeno conhecido como cegueira botânica. Para tornar o ensino de algas, fungos e plantas menos teórico ou abstrato e mais interessante nos diferentes níveis, torna-se importante que os professores diversifiquem as metodologias de ensino e os recursos didáticos. Em um mundo cada vez mais visual, a utilização das ilustrações científicas, por exemplo, pode auxiliar no envolvimento dos estudantes na aprendizagem da diversidade vegetal. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo aplicar as ilustrações botânicas como estratégia de ensino de famílias de angiospermas na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão, de modo a tornar mais dinâmico e interativo o aprendizado de conceitos e de características das plantas estudadas. Para tanto, inicialmente, foram buscadas em diferentes plataformas digitais (sites de pesquisa e redes sociais, por exemplo) obras audiovisuais relacionadas ao tema ilustração botânica que pudessem ser ferramentas úteis para introduzir o estudo de famílias de angiospermas na graduação. Além dos vídeos, foram compiladas ilustrações científicas em formato digital de exemplares das famílias abordadas ao longo do componente curricular Botânica 2: Angiospermas. Em seguida, foi elaborado um plano de aula para utilização dos materiais selecionados no estudo do tema monocotiledôneas. De todas as obras acessadas durante o trabalho de pesquisa, foram selecionados um vídeo de curta duração e um documentário acerca da história da ilustração botânica no mundo e no Brasil, além de aproximadamente 10 aquarelas e ilustrações em preto e branco relacionadas a angiospermas monocotiledôneas de ocorrência no país. O material foi utilizado em aula teórico-prática, em que os estudantes discutiram os recursos apresentados e os tópicos pertinentes relacionados à morfologia, classificação, ecologia, reprodução e aplicações econômicas de diferentes espécies. Após a realização das atividades propostas, foi feita uma avaliação da relevância da estratégia utilizada no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos junto aos estudantes.
Palavras-chave
Biologia vegetal; Ilustração científica; Recursos didáticos.
Texto completo:
PDF