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A produção acadêmica em educação física escolar e justiça social: uma revisão sistemática de literatura
Fernanda Dos Santos Sehn, Luciano Nascimento Corsino

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


O presente trabalho discute a justiça social e a sua importância na promoção de uma educação física escolar que tenha como horizonte a equidade e contribua no combate dos efeitos de discursos que perpetuam visões coloniais, elitistas e excludentes. Nesse sentido, este projeto se articula com os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude (GEPEA/IFRS). O grupo atua de forma integrada em projetos de ensino, pesquisa e extensão, destacando a importância de ações que promovam o desenvolvimento social, com foco na justiça social, especialmente no contexto do ensino médio. O objetivo desta pesquisa é identificar e organizar a produção acadêmica que discute justiça social e educação física escolar no ensino médio entre os anos de 2013 e 2023. Para alcançar esse objetivo, foi adotada a metodologia de revisão sistemática de literatura, que envolve uma busca detalhada em bases de dados acadêmica. Foram consultados trabalhos de programas de pós-graduação por meio do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, que reúne trabalhos de programas de pós-graduação de todo o Brasil. A revisão sistemática seguiu etapas específicas, incluindo a seleção de descritores, a busca nas bases de dados, a exclusão de trabalhos duplicados e a leitura dos resumos para garantir que os trabalhos selecionados abordassem o tema central da pesquisa. No levantamento inicial, foram identificadas 195 publicações, das quais 16 eram teses de doutorado e 179 dissertações de mestrado. No entanto, 50 desses trabalhos foram descartados por terem sido publicados antes de 2013, resultando em 145 publicações válidas para análise. Dessas, 132 foram excluídas por não se enquadrarem diretamente no tema, restando 13 trabalhos. Os trabalhos foram classificados em “trabalhos que utilizam o termo justiça social no título, resumo e/ou palavras-chave”, “trabalhos que apresentam o termo justiça social apenas no corpo do texto e a ênfase é nas relações étnico-raciais” e “trabalhos que apresentam o termo justiça social no corpo do texto e a ênfase está nas relações de gênero”.  Entre esses, 2 apresentavam o termo justiça social, 2 discutiam questões raciais e 9 abordavam discussões de gênero. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, os resultados preliminares indicam que a justiça social, no contexto da educação física escolar, tem sido abordada com mais ênfase em relação às questões de gênero do que às relações étnico-raciais e a revisão sistemática de literatura tem se mostrado uma ferramenta valiosa para entender melhor as relações entre educação física escolar, justiça social e o ensino médio.

Palavras-chave


Educação física; Justiça social; Ensino médio.

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