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Português de Acolhida: um Refúgio linguístico para (i)migrantes
Última alteração: 25-02-2025
Resumo
O Brasil, nos últimos dez anos, enfrentou um aumento no número de imigrantes, que quando chegam ao país sentem-se deslocados, sem saber o que fazer. Assim sendo, o Projeto Português de Acolhida do IFRS Canoas incentiva imigrantes, migrantes e refugiados a se interessarem e aprenderem mais sobre língua portuguesa. A principal meta desse projeto é acolher os imigrantes e refugiados, pois, muitas vezes, eles não têm acesso ao ensino, à moradia e ao trabalho. Com essa perspectiva, entre o mês de maio a outubro, os interessados participam de atendimentos semanais no Campus Canoas, com duração de uma hora. Para que se sintam à vontade, as atividades são feitas informalmente, ou seja, com bolsistas do próprio IFRS Canoas, todos do primeiro ano do ensino médio integrado, fazendo com que haja uma troca de conhecimento e experiências, bem como o ensino da língua portuguesa. No decorrer do desenvolvimento dessas atividades, os alunos se mostram interessados nas técnicas que os bolsistas utilizam para ensinar, com a escolha das leitura e músicas nacionais. Essa interação entre bolsistas e imigrantes é de extrema importância para ambos, para que conheçam hábitos, rotinas, culturas, dificuldades e desafios. É possível observar que esse projeto é benéfico tanto para os bolsistas, que, por meio das interações se habituam em como se relacionar com pessoas com vivências tão distintas como as trazidos pelos imigrantes, quanto para os imigrantes, que aprendem uma nova língua e ao fazer isso conhecem um pouco da cultura brasileira, se socializando de uma maneira leve, inclusiva, acolhedora e com muitos aprendizados e contribuições para a sua inserção social e ampliação das oportunidades.
Palavras-chave
Ensino; (I)migrantes; Português.
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