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História em tela: cinema e ensino de História
Última alteração: 20-12-2024
Resumo
O cinema pode ser uma ferramenta poderosa para tornar eventos históricos temporalmente distantes mais atrativos para os adolescentes. O projeto "História em Tela: Cinema e Ensino de História" utiliza filmes para aproximar os alunos dos eventos passados, facilitando a compreensão e o envolvimento com o conteúdo histórico. A proposta surgiu da necessidade de tornar o estudo de História, frequentemente distante e abstrato, mais acessível e envolvente. O cinema, com sua capacidade de oferecer uma representação visual e narrativa dos eventos, serve para despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão sobre os fatos históricos. O projeto tem como objetivo principal estimular a criação de roteiros e filmes sobre temas históricos, promovendo a expressão criativa e o pensamento crítico dos alunos. Além disso, busca incentivar a análise contextual dos temas abordados, promover a colaboração entre os estudantes e ampliar seu conhecimento sobre diversos períodos. A metodologia envolve a formação de grupos de alunos que cursam a disciplina de História, ministrado pela orientadora do projeto, no qual escolhem um tema histórico, desenvolvem roteiros ou se baseiam em produções já realizadas, e produzem filmes com o suporte de bolsistas do projeto. Este apoio inclui a orientação durante as filmagens e a edição, e ao final, ocorre a apresentação das obras em um evento denominado IFOSCAR. O projeto também incluiu atividades como rodas de conversa sobre filmes anteriores e exposições fotográficas, além de fornecer uma lista de filmes históricos para enriquecer o aprendizado. Até o momento, o projeto gerou um grande interesse entre os alunos, sendo que muitos destes já iniciaram suas produções cinematográficas. O IFOSCAR está em planejamento, incluindo a confecção dos prêmios e o estabelecimento de um cronograma para as exibições dos filmes. Além disso, foi programada uma "sessão cinema e aulão pré-ENEM" sobre a ditadura militar, focada, principalmente, aos discentes do 3° ano. Os resultados indicam que o cinema, como ferramenta didática, não apenas torna o ensino de História mais dinâmico e atrativo, mas também desenvolve habilidades essenciais nos alunos, como criatividade, trabalho em equipe e análise crítica. O projeto, portanto, contribui fornecendo uma ferramenta capaz de ampliar a experiência educacional e a tornar mais envolvente e lúdica. Acredita-se que, até o momento do término do projeto, em torno de 20 filmes serão produzidos e exibidos, gerando assim, um grande acervo de materiais que beneficiarão futuros docentes e alunos.
Palavras-chave
Cinema; Ensino de história; Ensino médio
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