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Preservação e disseminação da memória da EPT: o caso do acervo audiovisual do IFRS Campus Bento Gonçalves no Facebook
Última alteração: 27-12-2024
Resumo
O IFRS Campus Bento Gonçalves comemora 65 anos de existência na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Sua trajetória na formação de estudantes em diferentes áreas do conhecimento, assim como no desenvolvimento de pesquisas, nas ações de extensão e no relacionamento com sua comunidade contribuíram para formar importantes acervos documentais sobre a instituição, imprescindíveis para estudos sobre a Educação Profissional e Tecnológica. No entanto, os acervos encontram-se em diferentes estados de conservação e organização, impactando na sua preservação e acessibilidade ao grande público: se há um esforço inicial para catalogar seu arquivo físico, digitalizando parte do material histórico, os acervos digitais encontram-se menos priorizados, dispersos no site institucionais e nas redes sociais do campus. Nesse sentido, a partir do presente projeto, direcionamos esforços para identificar, salvaguardar e classificar os diferentes documentos digitais existentes no campus. Assim, o passo inicial da pesquisa foi identificar os diferentes espaços virtuais e definir prioridades. Entre os documentos, nosso foco na preservação e análise dos vídeos originalmente produzidos entre os anos de 2014 e 2020 e que foram disponibilizados no canal do Facebook do campus Bento Gonçalves. Embora o Facebook tenha um alcance considerável em termos de público, funcionando como um meio alternativo ao YouTube para disseminação de registros audiovisuais, há uma preocupação em preservar esse material, nem sempre acessível em seu formato original e que corre riscos eventuais indisponibilidades. Desta forma, a pesquisa envolve acessar e salvaguardar os registros, fazendo cópias de segurança, promovendo sua catalogação conforme as temáticas atreladas às atividades da instituição. A análise permitiu identificar os produtores mais recorrentes desse material, divulgado a partir da Comunicação do campus, possibilitando observar além dos temas recorrentes, aqueles que são ausentes e fazem parte da cultura escolar do campus - como atividades ordinárias e cotidianas da instituição, com atividades de aula ou de rotina administrativa dos servidores. Ainda assim, os vídeos preservados e catalogados contribuem para um maior conhecimento sobre a dinâmica da instituição, seus estudantes e dos próprios valores propostos pelo IFRS a partir da oferta da EPT.
Palavras-chave
institutos Federais; democratização; história educacional; memória; política educacional.
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