Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
LABPED- Laboratório de Experiências Pedagógicas um recorte da leitura sobre John Dewey
Vinicius dos Santos Vieira, Samantha Dias De Lima

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


O Laboratório de Experiências Pedagógicas, que está em seu quarto ano de atividade, é um projeto indissociável (que une o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão) promovido pelo Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Básica. Promove encontros e articula saberes que contribuem na formação inicial e/ou continuada dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha, de acadêmicos das demais licenciaturas do IFRS, de professores das redes de ensino e demais interessados na Educação, em destaque na Educação Básica. O laboratório tem sido reconhecido como um espaço formativo potente e significativo para o desenvolvimento e para o compartilhamento de diferentes experiências educativas, onde o conhecimento é produzido horizontalmente entre todos que participam das experiências propostas e/ou fomentadas.Com base no exposto, apresenta-se uma pesquisa feita sobre a “experiência e a educação” do autor John Dewey que norteou os primeiros estudos sobre a temática para a reflexão sobre a Cultura Maker. Desse modo tivemos como objetivo geral conhecer sobre os termos experiências e educação sinalizados no livro. Nesse caso, a organização adotada para a leitura do livro foram as separações por capítulos, cada bolsista ficando responsável por ler e compartilhar as informações contidas neles. A metodologia utilizada foi qualitativa, observando-se a participação e o envolvimento dos bolsistas durante as leituras e rodas de conversas. De forma conclusiva, ressalta-se que, nesse momento de troca entre os bolsistas, vão sendo construídas propostas para seguir pesquisando sobre as experiências com foco na cultura maker pensando nisso a próxima edição do LABPED quer trazer a temática da
cultura maker na educação.


Palavras-chave


Pesquisa; Experiência; Educação.

Texto completo: PDF