Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A educação inclusiva no Campus Osório: vigores e fragilidades na garantia do direito à educação para estudantes com necessidades específicas.
Camilla Dos Santos Duarte, Andreia da Silva Mafassioli, Ana Julia Espindula Fernandes, Elisama vitoria da Silveira Moraes

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


O projeto de ensino “A Educação Inclusiva no Campus Osório: vigores e fragilidades na garantia do direito à educação para estudantes com necessidades educacionais específicas”, busca promover a ampliação de processos inclusivos na instituição, envolvendo os diferentes segmentos, a fim de articular ações que possibilitem não somente o acesso, mas a permanência, a participação e a aprendizagem. Tem por objetivos promover espaços e tempos de formação continuada, trocas e reflexões sobre práticas que excluem ou que podem promover mais inclusão, identificando os vigores e as fragilidades neste processo. Além disso, pretende compartilhar estudos e referências, trazendo esclarecimentos; propor a construção de estratégias e recursos voltados para a acessibilidade curricular e mapear barreiras que dificultam processos inclusivos para construir práticas pedagógicas que valorizam a diversidade e promovem o acesso, sucesso e permanência dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Tem por justificativa a construção de uma cultura de educação inclusiva que supere situações de exclusão, com base na igualdade de oportunidades. Toma por referência as premissas da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, com vistas a assegurar e promover, em condições de igualdade, a inclusão social e a cidadania que parte da concepção de direitos humanos. A metodologia envolve atividades diversificadas por meio de rodas de conversas, oficinas, estudo de casos e mapeamento das barreiras que foram superadas ou que impedem o avanço da inclusão educacional. Os resultados deste processo almejam promover mais empatia, reduzindo o preconceito e a discriminação que geram a exclusão de pessoas com deficiência nos diferentes espaços da instituição. Por fim, o projeto pretende sensibilizar e fomentar uma cultura de educação inclusiva mobilizando a comunidade escolar para identificar e superar as barreiras que muitas vezes excluem os estudantes do público alvo da educação especial.

 


Palavras-chave


Educação inclusiva; Direito à educação; Processos inclusivos;

Texto completo: PDF