Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Percursos do NAPNE com AFETO na situação de calamidade climática: vivências de solidariedade, colaboratividade e cinema
Richellen Rodrigues Ramos, Diolinda Franciele Winterhalter

Última alteração: 24-02-2025

Resumo


O Projeto de Extensão “NAPNE com AFETO: Acolhimento, Formação, Estudos, Tensionamentos e Olhares para a Educação Inclusiva’’, vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), busca promover a Inclusão de Pessoas com Deficiências (PcD) e outras necessidades específicas, através de reflexões, sensibilização e debates acerca das particularidades do público da Educação Especial. Como ação proposta pelo projeto, há o Cine NAPNE, com a exibição de filmes, curta-metragens e animações que discutem sobre a Educação Inclusiva. Tal atividade é oferecida às escolas da região do Vale do Caí. Devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, houve algumas mudanças nas atividades previstas no projeto. Dentre as ações realizadas, houve a contribuição na organização da Festa Julina Solidária do Campus Feliz, prevendo itens a serem arrecadados e instituições a serem beneficiadas. Também ocorreu a participação na Feira de Iniciação Científica do Município de Vale Real/RS, onde apresentamos materiais de Tecnologias Assistivas, através da parceria estabelecida com o Projeto “IFRS-Campus Feliz nas Feiras Pedagógicas”. Ainda, foram realizadas visitas às turmas do 9º ano nas escolas Pio XII, 12 de Maio, Santa Teresinha do Forromeco, São Marcos e São José na cidade de Bom Princípio/RS, divulgando ações do NAPNE e a reserva de vagas a PcD’s em nosso Processo Seletivo, em colaboração com o Projeto “O IFRS Campus Feliz é Teu”. Em outra ação colaborativa, prevista em calendário acadêmico, foi articulado o “Cine Diverso”, uma atividade entre núcleos (NAPNE, NEPGS e NEABI), realizada com o envolvimento de turmas de Ensino Médio Integrado e Superior do Campus. Para o Cine NAPNE, em específico, mapeamos as escolas das cidades de Feliz/RS, Bom Princípio/RS e Nova Petrópolis/RS, identificando um total de 54 (37 Municipais: 21 de Educação Infantil e 16 de Ensino Fundamental; 17 Estaduais e Particulares). Através de email, entramos em contato, explicando a ação e convidando as escolas a participarem. Como resultados, obtivemos respostas de 4 escolas das 38 contatadas, onde poderemos alcançar turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Os Cines estão sendo programados com base nas demandas de cada turma e na disponibilidade das escolas. Assim, acreditamos que contribuímos ao: informar jovens da comunidade externa a respeito da Política de Cotas e Reserva de Vagas em nosso Processo Seletivo do IFRS; possibilitar o conhecimento e contato com materiais de Tecnologias Assistivas (TA); bem como ofertar experiências e espaço para debate à respeito da diversidade e inclusão. Consideramos que os movimentos e ações realizados pelo projeto promovem um olhar mais sensível, respeitoso e afetuoso relacionado às questões da Educação Inclusiva e permitem a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e receptivo às diversidades.

Palavras-chave


Educação Inclusiva; Diversidade; Inclusão.

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