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Empoderamento gráfico: capacitando redes de meninas do ensino médio em comunicação visual
Última alteração: 24-02-2025
Resumo
O presente trabalho relata sobre o curso de extensão “Empoderamento Gráfico”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), câmpus Rio Grande. Iniciado em agosto de 2024, com término previsto para outubro do mesmo ano, o curso tem como objetivo capacitar e empoderar jovens meninas estudantes do ensino médio em comunicação visual, com o foco na promoção da equidade de gênero na economia criativa. As atividades ocorrem nas dependências do câmpus, totalizando onze encontros com carga horária semanal de duas horas. Ancorado na capacidade da comunicação visual de transcender barreiras e na necessidade premente de maior inclusão e representatividade no campo do design, o curso busca não apenas educar, mas também provocar mudanças sociais significativas. A seleção das alunas foi realizada via Google Formulários, priorizando estudantes meninas com pouco ou nenhum conhecimento prévio em Design Gráfico. Foram selecionadas quatorze alunas ao todo, sendo doze estudantes do IFRS e duas provenientes de outras escolas públicas da cidade de Rio Grande. O curso foi estruturado com base na metodologia de Aprendizagem Ativa e Baseada em Projetos, proporcionando às alunas a oportunidade de aplicar o conteúdo instruído em atividades práticas e projetos reais. Entre os temas abordados estão o processo criativo em Design Gráfico, a construção de moodboards, os princípios básicos de composição, cor e tipografia, além da introdução ao uso de ferramentas como a plataforma Canva. Um dos principais projetos desenvolvidos pelas alunas é a criação de pôsteres para a IX Semana Feminista do NEPGS, permitindo que elas apliquem os conhecimentos adquiridos em um evento de relevância para a comunidade. Até o presente momento, foram realizados quatro encontros, e as alunas têm demonstrado alto nível de engajamento e progresso, tanto no domínio técnico quanto na construção de uma compreensão crítica sobre gênero e comunicação visual. As atividades práticas têm sido essenciais para consolidar os conceitos teóricos abordados, e o ambiente do curso, além de promover o desenvolvimento técnico, tem se mostrado um espaço seguro para discussões sobre representatividade, diversidade e inclusão. Embora o curso tenha enfrentado desafios relacionados à diversidade de níveis de conhecimento das alunas, esses obstáculos estão sendo superados com a adoção de estratégias metodológicas diferenciadas, como o uso da gamificação e a adaptação dos conteúdos conforme a necessidade das participantes. O “Empoderamento Gráfico” se destaca não apenas pelo desenvolvimento de competências técnicas, mas também pela sua capacidade de promover uma reflexão crítica. Assim, o curso contribui de forma significativa para o empoderamento das participantes e a construção de um cenário mais justo e representativo no design gráfico e na economia criativa.
Palavras-chave
Economia Criativa; Empoderamento feminino; Design.
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