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PNLD Literário: a aproximação leitora com obras de imagem e de histórias em quadrinhos
Mariana de Lima Brambilla, Caroline de Morais

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


O presente estudo tem como motivação o incentivo da leitura de texto literário no ambiente escolar, estando associado aos propósitos do projeto de pesquisa “PNLD Literário: investigação dos elementos paratextuais". Consequentemente, a ausência de materiais literários na rotina educacional interfere no conhecimento cultural e social dos estudantes. Sob essa circunstância, destaca-se a importância da leitura permeada por práticas que valorizem o pensamento crítico e o desenvolvimento humano. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo promover a leitura de obras literárias no ambiente escolar, incentivando a produção de elementos paratextuais como forma de gerar posicionamento acerca das narrativas literárias. Esse propósito não está pautado somente no aumento do consumo dessas obras, mas também na formação humana dos acadêmicos. Quanto aos aspectos metodológicos, o desenvolvimento desta pesquisa é embasado na seleção de obras do acervo composto por quinhentos e vinte e sete livros indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no segmento literário, direcionado ao Ensino Médio, na edição de 2021. Com base nesse levantamento, trinta e três obras de imagem e de histórias em quadrinhos estão em análise paratextual e também são emprestadas aos leitores. Tanto estudantes quanto servidores têm acesso às obras mediante o preenchimento de um formulário de solicitação. Para um estudo mais aprofundado dos paratextos, as obras foram equipadas com materiais e acessórios para estimular os leitores a fazerem parte do estudo e produzirem mais elementos paratextuais, registrando suas impressões de leitura. Esses materiais incluem uma folha inicial com post-its, marca-páginas personalizados e uma folha para que os leitores deixem uma mensagem para o próximo leitor. Além disso, foram utilizados diversos instrumentos para divulgar o projeto no campus Farroupilha, incluindo materiais físicos, como cartazes, e meios virtuais, utilizando-se das redes sociais. Os resultados parciais indicam uma participação mais efetiva dos estudantes que são atraídos por aspectos visuais da obra e demonstram suas opiniões na criação de paratextos no decorrer da leitura. Ao analisar os motivos apresentados pelos estudantes, ao escolher determinadas obras literárias, é recorrente a aparição de alegações relacionadas a avaliações escolares, evidenciando a necessidade de ler algum livro para realizar tarefas. Diante disso, é perceptível a identificação de obras literárias como ferramentas pedagógicas vinda das ações didáticas. Em síntese, as considerações finais apontam a relevância deste estudo não só para a comunidade acadêmica, mas também para o desenvolvimento estudantil, enfatizando a formação complementar amparada pelo contexto literário. Ao incentivar a leitura de obras literárias, promove-se o desenvolvimento intelectual dos leitores e uma autonomia para relacionar o cenário literário com o ambiente social diverso que cerca os leitores. Por fim, este estudo se baseia no princípio de que a leitura é essencial para a constituição cidadã, tornando-se imprescindível incentivar essa prática no ambiente escolar.

Palavras-chave


Paratextos; Obras literárias; Literatura.

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