Última alteração: 21-02-2024
Resumo
O Clube de Astronomia ergue-se a partir de demandas da comunidade interna e externa ao IFRS Campus Osório. A fim de contribuir na integração e proporcionar um espaço de divulgação da cultura científica, o projeto abrange áreas multidisciplinares e estimula o estudante no reconhecimento da realidade à nossa volta e o processo científico por trás dela. Tendo seu início em 2019, o programa de extensão já está no desenvolvimento de sua 5ª edição, mostrando-se eficiente no acompanhamento à população local, nutrindo e estimulando o estudo das ciências exatas. Apresenta-se como objetivos oportunizar um espaço em comum para atividades em grupo; impulsionar o raciocínio lógico; aproximar alunos à tecnologia e projetos científicos; resgatar o apoio à astronomia através de uma ciência inclusiva; incentivo à exposição e argumentação de ideias; e a compreensão de fenômenos astronômicos. Utilizando de uma abordagem de estudo ativa, buscamos promover o conhecimento através de atividades práticas de forma dinâmica, com encontros de duas horas no laboratório de informática; introdução ao assunto através de elementos visuais e auditivos; exercícios ligados ao projeto Citizen Science da NASA; participação em campanhas nacionais de educação em astronomia; compreensão das ações e vinculação com a realidade; realização de noites de observação no Campus Osório; e divulgação de calendários astronômicos mensalmente, através da ação “De olho no céu”. Após algumas oficinas realizadas, tivemos como resultados parciais a aproximação de jovens do litoral norte com a instituição; valorização das interações em grupo; incorporação e adaptação a softwares científicos; encorajamento dos alunos em expressar suas ideias e opiniões dentro dos encontros; agregação ao repertório dos discentes nos assuntos discutidos; e o despertar da curiosidade. O Clube de Astronomia se manifesta à comunidade como um meio seguro de oportunizar, em maioria, o primeiro contato com as ciências com o apoio da tecnologia, por meio de um ensino inclusivo, coletivo e acessível a todos. Conclui-se a partir dos resultados obtidos que a introdução à astronomia aos jovens se revela como uma porta ao desenvolvimento pessoal, e também como incentivo à curiosidade ao conhecimento científico, aprimorando o desempenho do discente dentro e fora de sala de aula.