Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa através da metodologia Rotações por Estações de Aprendizagem
Sandryele Oliveira da Gama, Isabel Cristina Tedesco Selistre

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O ensino tradicional visa a transmissão de informações, tendo o professor como o centro de aprendizagem. Em contraste, as metodologias ativas promovem uma aprendizagem autônoma, focada na construção de conhecimento pelo estudante, que é instigado a resolver problemas, trabalhar em equipe, desenvolver um pensamento crítico e criativo. Aliadas às metodologias ativas, as tecnologias digitais podem tornar o aprendizado de língua inglesa mais dinâmica e interativa, justificando estudos orientados por essa perspectiva. Esta pesquisa é um recorte do projeto “Metodologias ativas com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) e Ensino de língua inglesa” e tem como objetivo demonstrar como a metodologia Rotações por Estações de Aprendizagem atrelada ao uso de tecnologias digitais pode resultar em uma aprendizagem mais significativa. A fim de alcançar tal objetivo, estruturamos a pesquisa em três etapas: (a) definição e forma de efetivar a metodologia estações de aprendizagem; (b) coleta de tecnologias digitais gratuitas apropriadas para a execução da referida metodologia; e (c) elaboração de um plano a ser desenvolvido no ensino médio. Como resultados, elencamos um conjunto de orientações para guiar o professor que desejar adotar a metodologia, definimos dez etapas para a realização das rotações, sendo as três primeiras voltadas para o planejamento (definição de objetivos, seleção de conteúdo e tema, bem como a organização das estações), e as demais etapas relacionadas à aplicação (organização do ambiente, explicação do funcionamento das estações aos alunos, divisão da turma em grupos, efetivação da metodologia, finalização das rotações, atividade de avaliação e feedback), listamos as principais tecnologias gratuitas disponíveis apropriadas para o desenvolvimento da metodologia e demonstramos a aplicação da proposta em sala de aula, apresentando uma sequência de atividades. Acreditamos que as metodologias ativas em conjunto com as tecnologias digitais, podem aproximar o ensino da língua inglesa à realidade (física e virtual) dos alunos, o que pode impactar positivamente o aprendizado do idioma.

Palavras-chave


Metodologias ativas; Tecnologias digitais; Rotação por Estações de Aprendizagem

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