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A atuação de agências de comunicação em simulações da ONU
Última alteração: 16-12-2023
Resumo
O IFMUNdi é um projeto que promove simulações acadêmicas de organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do parlamento brasileiro. Nas simulações, estudantes (predominantemente do ensino médio) encenam o papel de diplomatas ou chefes de Estado ou de parlamentares, representando os interesses, respectivamente, de Estados membros da ONU e de partidos políticos. Há ainda a figura de jornalistas que atuam como se estivessem ligados a determinadas agências de comunicação, tais como jornais, redes de televisão, rádio, portais da Internet etc. É justamente à atuação das(os) jornalistas que este trabalho se reporta. Os jornalistas desempenham um papel de extrema importância tanto no mundo real quanto no cenário do IFMUNdi. Sua função é essencialmente a de registrar as discussões, questionar os diplomatas e/ou parlamentares sobre o posicionamento diante dos tópicos debatidos e verificar a veracidade das informações apresentadas, podendo denunciar caso se deparem com declarações falsas. O principal dever dos jornalistas é documentar o que ocorre durante as simulações, produzindo notícias (na forma de texto, fotografias, vídeos veiculados em perfis específicos das redes sociais) eproporcionando ao público uma visão clara sobre oque está acontecendo. Eles têm a responsabilidade de adicionar contexto às falas dos representantes de Estados membros da ONU ou de partidos políticos e também de questionar as informações apresentadas por eles. Isso significa que devem estar atentos para verificar se as posições adotadas em relação aos países ou partidos políticos na simulação condizem com a realidade ou se estão fazendo uso de dados falsos ou declarações enganosas para sustentar seus argumentos. Durante a simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorrida em 1992, sobre o bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba, realizada em 2023, 17 estudantes se inscreveram como jornalistas. Foram divididos em quatro agências populares à época, considerando a diversidade geográfica: o jornal brasileiro Folha de São Paulo, a rede BBC News, do Reino Unido, e CBS News, dos Estados Unidos, e o jornal cubano Granma. Durante o desenrolar da simulação, os jornalistas tiveram três momentos reservados para entrevistar os delegados, em coletivas de imprensa, além de acesso a um laboratório de informática para prepararem suas matérias. Ao final da simulação, todas as redes de jornais produziram matérias finais que seriam apresentadas a todos os participantes, consolidando as informações e os insights obtidos ao longo do evento.
Palavras-chave
Confecções de matérias
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