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Resenha da memória das cinco edições do Cine Diversidade: gênero, sexualidade, diversidade étnico-cultural
Última alteração: 16-12-2023
Resumo
O Cine Diversidade tem por objetivo proporcionar um espaço pedagógico de reflexão e discussão sobre as questões de gênero, diversidade sexual e diversidade étnico-racial a partir da exibição de produções audiovisuais tais como: filmes de curtas e longas metragens, documentários e animações, preferencialmente, nacionais e locais. As discussões são mediadas pelos bolsistas que sempre contam com a presença de convidados que conheçam ou estudem estes temas e os abordem com diferentes perspectivas, antropológica, filosófica, sociológica e histórica. As atividades são desenvolvidas durante sete meses, com no mínimo seis encontros de exibição e discussão, e que envolvem toda a comunidade acadêmica, discentes, docentes, técnico-administrativos, seus familiares e a comunidade externa. As produções audiovisuais e expressões artístico-culturais são ferramentas que criam espaços de discussões interdisciplinares para analisar esses fenômenos sob diferentes pontos de vista. Criado em 2018, passou a ser submetido também nos anos de 2019, 2020, 2022 e, em 2023, está acontecendo a quinta edição. A coordenação da equipe acontece em forma de rodízio entre os servidores idealizadores do projeto para que ele permaneça sendo desenvolvido no campus. Durante essas cinco edições, o projeto contou com a colaboração de quinze bolsistas e cinco estudantes voluntários que foram, e são fundamentais, para toda organização das ações. No acervo das produções audiovisuais exibidas e debatidas, encontram-se dezenove obras, até a presente data. Na pandemia, a equipe passou por muitas dificuldades, a começar pela escolha da plataforma, muitos testes realizados, adaptação aos moldes virtuais, sem perder a essência do projeto. O planejado foi atingido, porém muitas vidas perdidas. Este projeto surgiu a partir do tensionamento dos estudantes em discutir assuntos que não eram contemplados em sala de aula. O ambiente escolar possibilita o contato com as diferenças, mas que, muitas vezes, são invisibilizadas em detrimento de padronizações naturalizadas. Por isso, a importância do pensar a escola como um espaço de diálogo que permita reflexões e discussões sobre temas como machismo, sexismo, homofobia, misoginia, transfobia e racismo. No combate a isso, o IFRS Campus Alvorada, como instituição de ensino, que possui a missão de educar cidadãs e cidadãos, que respeita os direitos humanos, a diversidade cultural, sexual, étnico-racial e cultural, proporciona, através deste projeto, discussões que seguem sendo centrais para uma sociedade mais justa e humana, contribuindo para a construção do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes sobre a sociedade na qual estão inseridos.
Palavras-chave
Diversidade; Respeito; Memória
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