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Preparação Multidisciplinar para Simulações da ONU: Ampliando Conhecimentos e Habilidades
Juliano de Lima, Roberta dos Reis Neuhold

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Projeto IFMUNdi, em execução desde 2017 no campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), promove simulações de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Poder Legislativo brasileiro. Antes desses exercícios de simulação, são desenvolvidas atividades para divulgar o projeto, ampliar o engajamento das(os) estudantes e o repertório sobre tópicos como direitos humanos, democracia, relações internacionais, ciência política, entre outros. Em 2023, o IFMUNdi promoveu uma simulação da Assembleia das nações unidas sobre o bloqueio do estados unidos da américa a cuba A preparação para as simulações aconteceu por meio de três aulas abertas para comunidade interna e externa, que abordaram temas de vários campos do saber. O embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba foi discutido em uma aula aberta de História, cuja finalidade era auxiliar a compreensão da história de Cuba, as relações com os Estados Unidos e a repercussão do embargo em âmbito local e global. A discussão também ampliou o repertório das pessoas que participaram sobre aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais da América Latina, fornecendo lições valiosas sobre modelos econômicos e lutas sociais. Essa compreensão contextualiza eventos atuais e promove uma apreciação mais aprofundada da diversidade cultural cubana. Outra aula aberta, intitulada “debater tendo razão ou não”, mediada pelo professor de Língua Portuguesa, objetivou o aprimoramento das habilidades de debate, ensinando técnicas que contribuem para uma comunicação eficaz, um maior engajamento cívico, o aperfeiçoamento da persuasão e a prática de valores como tolerância e empatia. Ainda no âmbito da comunicação, foram promovidas duas oficinas sobre a produção de cartazes de protesto em inglês e em espanhol, mediadas pelas professoras de Inglês e Espanhol, respectivamente. Já na oficina o fato é a opinião no gênero jornalístico, também mediada por uma professora da área de Letras, discutiu-se a diferença entre fato e opinião Em torno de o gênero jornalístico pessoas participaram das aulas abertas, que desempenharam um papel essencial na formação acadêmica, cultural e cidadã, enriquecendo suas habilidades, perspectivas e compreensão dos tópicos abordados, além de promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e enriquecedor.

Palavras-chave


ciências-sociais ,política, multidisciplinar.

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