Tamanho da fonte:
Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade
Última alteração: 16-12-2023
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tem buscado fortalecer ações que visam à inclusão e a construção de um espaço pedagógico que reconheça e respeito às diversidades étnica, cultural, social, sexual, de gênero, de crença, de necessidades específicas ou outras características individuais, coletivas e sociais, por meio da Política de Ações Afirmativas. Assim, o projeto de ensino “Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade”, torna-se uma ação primordial para Política de Ações Afirmativas do Campus Sertão. O projeto é executado há 5 anos e tem como objetivo promover ações de sensibilização para a comunidade acadêmica sobre a inclusão, o reconhecimento e o respeito às diversidades. Este projeto é resultado da articulação entre integrantes dos três núcleos de ações afirmativas do Campus: NEABI, NAPNE e NEPGS. Atualmente, o projeto tem como foco principal temáticas ligadas ao NEPGS, pois conta somente com um estudante bolsista remunerado. As atividades são decididas coletivamente entre os integrantes do projeto. Neste ano, realizamos as seguintes atividades: 1) Intervenção “Mulheres, quais são os nossos direitos” em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre os direitos das mulheres, a luta por igualdade e por respeito. 2) Divulgação do Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual do IFRS, levantamento de estudantes interessados em ser atendidos pelo Projeto e a criação de dispensers de absorventes descartáveis para os banheiros. 3) Dia Internacional contra a LGBTfobia: foi elaborado e publicado nas redes sociais do NEPGS um vídeo informativo sobre a importância da data e dados sobre a comunidade LGBT+. 4) Dia do Orgulho LGBTQAPN+: Exposição de um armário com as cores da bandeira e um cartaz “Vamos prender o preconceito no armário”. Dentro do armário, havia frases e palavras que estudantes da comunidade já ouviram ou ouvem por serem LGBTQAPN+. Também tinha um espaço interativo com a frase: "Orgulho é poder ser quem você é em um mundo que te diz ao contrário", na qual os estudantes registravam em post-its o que lhes orgulha por fazer parte da comunidade LGBTQAPN+. Além disso, foi exposta uma bandeira LGBTQAPN+ no caminho para os prédios principais de sala de aula. A atividade teve bastante repercussão positiva com registro de fotos, compartilhamento nas redes sociais, a organização coletiva para construção da atividade, mas também tivemos manifestações negativas nas redes sociais. 5) Publicações no instagram do NEPGS com dicas de filmes e séries e, também, posts em datas importantes. De modo geral, percebemos que as ações do projeto têm contribuído para um ambiente mais inclusivo e diverso e também proporcionado a desconstrução de preconceitos por meio de conhecimento.
Palavras-chave
Educação. Núcleos de Ações Afirmativas. Diversidade
Texto completo:
PDF